Uma perna humana foi encontrada numa balsa utilizada na limpeza de resíduos sólidos no Rio Negro, nas proximidades do Mirante Lúcia Almeida, no Centro, zona Sul de Manaus. O fato aconteceu na manhã desta quinta-feira (19).
Primeiramente, trabalhadores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) encontraram o resto mortal, por volta das 7h. Na ocasião, os funcionários realizavam o processo de triagem de materiais recicláveis recolhidos da orla e de igarapés da capital.
De acordo com a equipe, os resíduos acumulados haviam sido retirados da região do bairro São Raimundo após as fortes chuvas registradas na cidade.
De acordo com os funcionários, a parte encontrada corresponde à região abaixo do joelho, com o pé preservado, apresentando sinais avançados de decomposição e inchaço.
Um representante da equipe de limpeza informou que o material estava sobre a balsa no momento em que os trabalhadores separavam garrafas PET destinadas à reciclagem. Consequentemente, isso causou surpresa entre os presentes.
Ele explicou ainda que a captação do lixo ocorre por meio de uma rede de contenção instalada na embarcação, içado por máquinas e, em seguida, triado manualmente. Portanto, 19 dias consecutivos de limpera no Rio Negro resultaram em acumulo de lixo no local.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre o sexo da vítima. Informações preliminares indicam que a amputação aconteceu na altura do joelho. Todavia, apenas a análie pericial concluirá tal hipótese.
O Instituto Médico Legal (IML) realizou a remoção para exames de necropsia e tentativa de identificação. A Polícia Civil investigará o caso.
