Com quase 170 mil pacientes recuperados do coronavírus, o Peru decretou o fim da quarentena a partir desta quarta-feira (1º). O país vai entrar em uma etapa de reabertura das atividades econômicas, mas advertiu a população a dar continuidade aos protocolos de segurança.
– Não somos o mesmo país ou a mesma cidade de 100 dias atrás. Hoje temos conhecimento, recursos instalados e experiência. Essa quarentena nos permitiu salvar 145 mil vidas e evitar mais de 1 milhão de pessoas hospitalizadas. Não poderíamos ter recebido esse golpe. Teria sido um massacre real sem a quarentena – declarou o ministro da Saúde Victor Zamora.
Em entrevista ao portal La República, Zamora afirmou que a pandemia “marca uma crise social, econômica, política e até cultural”. O ministro do governo de Martín Vizcarra defende um sistema de saúde melhor para o Peru e espera, no futuro, poder contar com um novo sistema integrado e melhor financiado.
– É uma crise total. O que estamos vendo em todo o mundo é possivelmente a mudança de uma era causada pela presença de um vírus. O que estamos experimentando como sociedade é uma transformação muito profunda.