De acordo com a pesquisa Futura Inteligência, divulgada nesta quarta-feira (26), se as eleições de segundo turno fossem realizadas hoje, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria o atual presidente Lula (PT). Bolsonaro teria 51,1% dos votos, enquanto Lula ficaria com 37,3%.
A pesquisa também revelou que 11% dos entrevistados optariam por votos em branco, nulo ou ninguém. Além disso, 0,6% não souberam ou não quiseram responder. Em comparação com a última pesquisa Futura, realizada em novembro de 2024, o percentual de votos brancos e nulos era de 10,5%. O índice de não sabe ou não quis responder era de 2,4%.
Os números de votos mudaram em relação ao ano passado. Bolsonaro ganhou apoio nesta nova amostragem, subindo de 46% para 51,1%. Por outro lado, Lula perdeu votos, caindo de 41,1% para 37,3%.
Michelle Bolsonaro também venceria Lula
A pesquisa mostrou que, em um cenário com Lula e Michelle Bolsonaro no segundo turno, o petista também perderia. Michelle teria 35,3% dos votos, enquanto Lula ficaria com 29,9%. Esse resultado representa um empate técnico, mas com vantagem numérica para a esposa de Jair Bolsonaro.
Em um terceiro cenário, com Lula enfrentando Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista teria 31% dos votos. O atual governador de São Paulo ficaria com 24,3%.
A pesquisa entrevistou 1 mil pessoas entre os dias 19 e 22 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com um índice de confiança de 95%.