A Polícia Federal promoveu, nesta quinta-feira (22), uma grande operação que cumpriu mandados contra cinco alvos no Amazonas e em outros estados. A ação, denominada Operação Jeremias 22:17, investiga um caso de sequestro e tortura de uma pessoa no Município de Caracaraí, em Roraima.
Segundo informações, a Polícia Federal expediu 13 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão temporária. As ações aconteceram em Roraima, Amazonas, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul. As investigações tiveram início com a participação direta da Promotoria de Justiça de Caracaraí/RR.
As investigações revelam que policiais do Amazonas, supostamente, sequestraram e torturaram um suspeito, na tentativa de obter informações sobre o destino de uma carga de cassiterita roubada. Além disso, policiais de Roraima também participaram dessas ações ilegais.
De acordo com as apurações, os envolvidos formaram, em tese, um grupo criminoso dedicado a escoltar cargas de minérios extraídos ilegalmente da Terra Indígena Y, oferecer serviços de segurança clandestinos e atuar na apuração paralela de roubos de cargas, em desacordo com as atividades estatais.