10 de janeiro de 2026
AmazonasDestaques

PF cumpre mandados de busca e apreensão contra garimpo ilegal no AM

PF cumpre mandados de busca e apreensão contra garimpo ilegal em Jutaí, no AM

Dez mandados de busca e apreensão e dez medidas cautelares foram cumpridas pela Polícia Federal do Amazonas nesta quarta-feira (20) durante a Operação Uiara III que investiga o garimpo ilegal no município de Jutaí. O prefeito da cidade, Pedro Macario Barbosa, secretarios e assessores do município estão entre os alvos da operação suspeitos de cobrarem propina de garimpeiros.

De acordo com a PF, o prefeito será afastado do cargo. “Já entre as medidas cautelares está o afastamento do cargo e de funções públicas, de acesso à prefeitura de Jutaí, além da cassação de autorizações de garimpos de minério ilegal”, diz a nota da PF.

Em novembro do ano passado, Macário foi preso com 257 gramas de ouro ilegal, avaliado em cerca de R$ 80 mil (na atual cotação), quando tentava embarcar no Aeroporto de Tefé com destino a Manaus transportando o material. Na ocasião, o prefeito informou à PF que o ouro foi adquirido de um cliente em razão de dívidas de comércio, mas ele não apresentou documentação que demonstrasse origem legal.

D24

Leia mais

Morre Manoel Carlos, autor de clássicos da teledramaturgia brasileira, aos 92 anos

Matheus Valadares

Amazonas FC estreia no Barezão 2026 neste sábado (10)

Matheus Valadares

Clima esquenta na Casa de Vidro do Norte após troca de farpas entre Ricardinho e Brigido

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!