Dez mandados de busca e apreensão e dez medidas cautelares foram cumpridas pela Polícia Federal do Amazonas nesta quarta-feira (20) durante a Operação Uiara III que investiga o garimpo ilegal no município de Jutaí. O prefeito da cidade, Pedro Macario Barbosa, secretarios e assessores do município estão entre os alvos da operação suspeitos de cobrarem propina de garimpeiros.
De acordo com a PF, o prefeito será afastado do cargo. “Já entre as medidas cautelares está o afastamento do cargo e de funções públicas, de acesso à prefeitura de Jutaí, além da cassação de autorizações de garimpos de minério ilegal”, diz a nota da PF.
Em novembro do ano passado, Macário foi preso com 257 gramas de ouro ilegal, avaliado em cerca de R$ 80 mil (na atual cotação), quando tentava embarcar no Aeroporto de Tefé com destino a Manaus transportando o material. Na ocasião, o prefeito informou à PF que o ouro foi adquirido de um cliente em razão de dívidas de comércio, mas ele não apresentou documentação que demonstrasse origem legal.
D24