A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (25) 27 mandados de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão em 6 estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul).
A Operação Expurgo investiga “atividades criminosas de lideranças e dos principais integrantes de uma facção do crime organizado que atua em âmbito nacional”, informou a PF.
Até o momento, 20 mandados de prisão foram cumpridos. Dentre os alvos, 13 deles já estavam presos, pois atuavam na facção de dentro dos presídios, e 7 foram detidos hoje.
As investigações, que começaram em dezembro de 2018, indicaram que os líderes do grupo visavam expandir sua atuação no estado do Rio de Janeiro, e contavam com a parceria de outras facções já presentes no território fluminense.
Segundo a PF, mesmo presos, os líderes das facções desempenhavam a “gestão criminosa” de dentro dos presídios estaduais, de onde davam ordens e tomavam decisões.
A corporação descobriu que a facção contava com uma estrutura baseada na hierarquia, disciplina e divisão de tarefas, com condutas e protocolos próprios a serem seguidos, além de aplicação de sanções em caso de descumprimento das determinações e monitoramento das forças de segurança estaduais.
Os suspeitos podem responder pelos crimes de organização criminosa e tráfico de drogas e de armas.