32.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
Geral

PF deflagra operação contra desvios de remédios destinados aos Yanomami

Operação se baseia em inquérito conduzido pelo Ministério da Saúde indicando que desvios teriam deixado mais de 10 mil crianças desassistidas de medicamento

A Polícia Federal cumpre, nesta quarta-feira (30), 10 mandados de busca e apreensão em Roraima, para investigar um esquema de desvio medicamentos destinados ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y). Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal no estado.

O inquérito policial veio após um inquérito civil, conduzido pelo Ministério Público Federal (MPF). Neles, se descobriu que remédios para malária e verminoses estariam chegando na Terra Indígena Yanomami em quantidades inferiores ao adquirido pelo órgão.

Além do caso do vermífugo Albendazol, as suspeitas do MPF são que apenas 30% de mais de 90 tipos de medicamentos fornecidos por uma das empresas contratadas pelo DSEI-Y teriam sido devidamente entregues. Haveria indícios de fraude com o auxílio de agentes públicos.

O esquema implementado no DSEI-Y teria deixado 10.193 crianças desassistidas, o que aumentou o número de infecções e manifestações de formas graves da doença. Segundo a PF, aumentaram inclusive os casos de crianças indígenas expelindo vermes pela boca.

 

Leia mais

Suspeito de aplicar golpes na venda de móveis planejados está sendo procurado pela polícia

Matheus Valadares

Projeto ‘Gira de Palhaças’ exalta protagonismo feminino através da realização de oficinas de palhaçaria exclusiva para mulheres

Marcelo Maciel

VEJA: Família naufraga após Festival de Parintins e vídeo viraliza nas redes

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!