9 de janeiro de 2026
DestaquesPolícia

PF deflagra operação no AM que investiga organização criminosa e tráfico internacional de drogas

Operação Vertex

A Polícia Federal (PF) no Amazonas deflagrou uma operação na manhã desta terça-feira (07), em Manaus e Tabatinga. A Operação Schelde investiga possíveis crimes de pertencimento a organização criminosa, tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e uso de documentos ideologicamente falsos.

Esta é a inauguração da fase ostensiva do Inquérito Policial. São cumpridos sete mandados de busca e apreensão, três de prisão temporária e um de prisão preventiva.

Em nota, a PF afirma que o inquérito foi instaurado após uma apreensão, no Porto de Antuérpia, na Bélgica, de 250 kg de cocaína. A droga estava escondida em vigas de madeira, com destino à Holanda.

Durante a investigação a PF identificou uma possível organização criminosa dedicada à logística do tráfico internacional de drogas. Os envolvidos no esquema usavam empresas de fachada de exportação para transportar as drogas – desde países vizinhos – passando pelo Amazonas, outros estados brasileiros, até a Europa.

A PF suspeita ainda do uso de nomes falsos por parte de alguns dos indivíduos pertencentes à organização criminosa transnacional, “na tentativa de se esquivar da aplicação da lei penal”.

As penas dos indiciados, somadas, podem ultrapassar os 30 anos de prisão.

O nome da operação é uma referência ao Rio Schelde, à margem do qual se situa o Porto da Antuérpia, na Bélgica, local da apreensão de drogas que ensejou o início dessa investigação.

Leia mais

Flamengo faz terceira oferta por Kaio Jorge, mas Cruzeiro rejeita

Matheus Valadares

VEJA: Cobra jiboia é resgatada de telhado em Manacapuru

Matheus Valadares

Conheça a casa do BBB 26: primeiras fotos são reveladas

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!