27.3 C
Manaus
19 de abril de 2025
DestaquesPolítica

PF pediu para operação sobre manifestações ser cancelada

A delegada da Polícia Federal Denisse Dias Rosas Ribeiro tentou suspender a operação de busca e apreensão que envolveu apoiadores e políticos aliados do presidente Jair Bolsonaro por supostos envolvimentos em manifestações contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

Denisse alegou “risco desnecessário” à estabilidade das instituições ao pedir ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, relator do caso, a postergação ou até o cancelamento da ação.

Na terça-feira (16), a PF cumpriu 21 mandados de busca e apreensão solicitados pela PGR (Procuradoria-Geral da República). Entre os alvos, um advogado e um marqueteiro ligados à Aliança pelo Brasil, partido que Jair Bolsonaro (sem partido) tenta criar. O pedido de Denisse, feito em 4 de junho, foi revelado pelo jornal O Globo.

– Pela postergação do cumprimento ou pelo recolhimento das ordens já emanadas, a fim de que o direcionamento dos recursos da Polícia Federal seja inicialmente empregado na obtenção de dados de interesse e no preenchimento das diversas lacunas das hipóteses criminais aqui apresentadas – disse ela no pedido.

A delegada, inicialmente responsável por executar os mandados, enviou a manifestação ao STF uma semana após ter recebido a decisão de Alexandre de Moraes, de 27 de maio. A PGR foi contra. No ofício, ela pediu um prazo de dez dias para diligências preliminares que permitissem à PF definir hipóteses para a investigação, prévia autorização para conduzir diligências que não precisassem de decisão judicial e a “postergação” e “recolhimento” dos mandados expedidos. O ministro não concordou e manteve a operação.

– A realização conjunta das diversas medidas propostas em etapa tão inicial da investigação tem o potencial de gerar um grande volume de dados relativos a várias pessoas que estão teoricamente vinculadas a diversos fatos, dispersando a energia do Estado para múltiplos caminhos e com risco de aumento do escopo em progressão geométrica – ressaltou Denisse.

Além dos mandados de busca e apreensão, Moraes determinou também a quebra de sigilo bancário de dez deputados e um senador que fazem parte da base de Bolsonaro no Congresso.

Leia mais

Assaltante que teve CPF cancelado no bairro Alvorada fez vários roubos no Lírio do Vale

Matheus Valadares

“Vento Levou!”: Mulher tem roupa erguida em plena avenida de Manaus

Marcilon Souza

‘Escambo Rede Parente’: Cia Cisco chega a Manaus com espetáculo ‘Com os Bolsos Cheios de Pão’

Marcelo Maciel

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!