34.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

PF vai pra cima de empresários e agências de publicidade suspeitas de criarem áudio falso de David Almeida

Na manhã de hoje (9), a Operação Nirmata, da Polícia Federal, cumpriu 9 mandados de busca e apreensão contra empresários e agências de publicidade suspeitas de produzirem um áudio falso com a voz do prefeito de Manaus, David Almeida.

O áudio foi produzido com a utilização de inteligência artificial e manipulava falas de David sobre professores que cobravam o pagamento do Fundeb.  Um designer, três empresas de publicidade, sócios e dois compartilhadores da “fake news” foram alvos da operação.

Além da apreensão de mídias computacionais, os suspeitos foram intimados a prestar depoimento na Superintendência da PF. A ação foi acompanhada pelo Ministério Público Eleitoral e OAB.

O CASO

Professores fizeram uma manifestação em frente à Prefeitura de Manaus, e um áudio foi divulgado no dia seguinte com grande repercussão, pois foram atribuídos ao prefeito insultos aos docentes.

Naquela ocasião, foi iniciada investigação, e a Polícia Federal, de imediato, conseguiu provar tecnicamente que o material que circulou não era autêntico.

E agora foi identificado o sistema usado, quem produziu o áudio, o local de produção e uma agência de publicidade responsável pela divulgação e propagação em plataformas digitais.

 

Leia mais

Incêndio destrói casas de madeira no bairro Morro da Liberdade

Matheus Valadares

Advogado Leonardo Saunders, filho de desembargador do TJAM, morre aos 28 anos

Matheus Valadares

Criminosos invadem residência e executam jovem com 16 tiros em Imperatriz, no Maranhão

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!