Neste sábado (22/10), durante cumprimento da operação Fronteira Mais Segura/Hórus, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), no município de Maraã (a 610 quilômetros de Manaus), dois homens foram presos com oito armas de fogo.
De acordo com o relatório policial, uma equipe da Força Tática, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), foi acionada para apoiar na localização de uma balsa que havia sido roubada pelos supostos ‘piratas dos rios’ e que colidiu com um banco de areia. Ao perceber a presença dos policiais, os infratores utilizaram duas embarcações pequenas para fugir do local.
Durante a perseguição, os policiais conseguiram alcançar os homens, que estavam em posse de duas armas de fogo. Após revista na embarcação que a dupla estava, os agentes encontraram mais armas de fogo.
No total, foram apreendidas quatro espingardas calibre 16, duas espingardas calibre 20, uma espingarda calibre 28, uma arma caseira calibre 12, além de 16 munições de diversos calibres.
A dupla foi encaminhada à 60ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Maraã.
Fronteira Mais Segura/Hórus
Dentro das prioridades de combate ao crime organizado, crimes violentos e corrupção, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) fortaleceu a atuação integrada com outros órgãos de Segurança Pública para impedir a entrada de drogas, cigarros, armas e munições pelas fronteiras do país, por meio da operação Fronteira Mais Segura/Hórus.
A ação conta com o efetivo de todo o sistema de Segurança Pública do Amazonas e atua nas fronteiras e rodovias estaduais, além de atuar diretamente na Base Arpão, localizada no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), e na cidade de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros da capital), que faz fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru, reprimindo a rota do tráfico.