Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o cabo Josias, da Polícia Militar do Amazonas, desferindo chutes, socos e tapas em jovens durante abordagem realizada na madrugada desta sexta-feira (6), em Itacoatiara, município a cerca de 270 km de Manaus. A gravação viralizou e provocou questionamentos sobre o uso da força em ações policiais.
Nas imagens, o policial aparece revistando os adolescentes, por volta das 5h, após colocá-los contra a parede. Depois, ele os agride com tapas e, em seguida, joga um deles contra o chão.
Pronunciamento do policial
Nas redes sociais, o cabo afirmou que os jovens foram liberados após a abordagem e que sua conduta visava prevenir um mal maior. De acordo com ele, o local da abordagem já registrou ocorrências anteriores, como tiroteio. Além disso, o PM afirmou que os envolvidos estavam fumando maconha e que os pais são os principais responsáveis por aquela situação.
Por fim, o caso reacende o debate sobre os limites do uso da força policial e possíveis excessos durante abordagens. Todavia, o cabo afirmou que está preparado para assumir os atos e deixou claro que não se arrependia da ação, apesar da repercussão.