A Polícia Civil deu detalhes nesta quinta-feira (22) sobre a apreensão de drogas avaliadas em R$ 12 milhões em uma embarcação no Alto Solimões, que seguia para Manaus. Durante a ação, os policiais descobriram aproximadamente 150 kg de pasta base de cocaína escondidos a bordo. A droga era oriunda do Peru.
Nas últimas semanas, a polícia intensificou as operações de combate ao tráfico de drogas na região. Segundo o delegado Bruno Fraga, a embarcação vinha do município de São Paulo de Olivença. Durante o trajeto rumo à capital, os suspeitos realizaram tentativas de dissimulação.
Por exemplo, a embarcação, com capacidade para 500 passageiros, levava somente 20 pessoas. Além disso, o navio consumiria aproximadamente 11 mil litros de combustível para realizar a travessia, o que tornava o trajeto inviável apenas com a venda de passagens.
Os detalhes despertaram atenção no Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), que rapidamente iniciou as investigações. Posteriormente, durante as buscas, os policiais identificaram uma câmara frigorífica onde a droga estava escondida.
Além disso, os suspeitos substituíram as placas do barco recentemente e também o desmontaram quando chegava em Manaus. O objetivo era retirar os entorpecentes, portanto, uma estratégica típica para evitar a fiscalização e que não aconteceu somente uma vez.
Procedimentos
Os suspeitos envolvidos na operação foram detidos e encaminhados para audiência de custódia, onde ficarão à disposição da Justiça.