A Polícia Civil apreendeu três celulares e um notebook de adolescentes suspeitos de praticarem cyberbullying contra duas colegas da mesma escola, em Manaus. A ação, batizada de Operação Adolescência, aconteceu nesta quarta-feira (21), por meio da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).
Segundo a delegada Joyce Coelho, titular da Deaai, as investigações começaram em 14 de abril, após denúncias feitas por estudantes do ensino médio de um colégio. As adolescentes, com idades de 16 e 17 anos, e seus pais procuraram a delegacia para relatar que estavam sendo vítimas de cyberbullying por parte de colegas da mesma escola.
A delegada explica que, durante depoimentos, as vítimas relataram que, naquele dia, se sentiram ameaçadas por seis adolescentes do sexo masculino. Esses jovens cantaram uma música com tom de apologia ao estupro durante os jogos escolares internos, além de divulgar um vídeo editado com fotos das vítimas nas redes sociais. Dessa forma, essa ação agravou ainda mais a situação de assédio virtual.
De acordo com Joyce Coelho, os seis adolescentes envolvidos compareceram à delegacia com seus pais, confessando que cantaram a música direcionada às vítimas. No entanto, eles não souberam informar quem editou o vídeo com as imagens das adolescentes. Em resposta, a polícia registrou um primeiro Boletim de Ocorrência (BO) por ameaça contra esses adolescentes, que foram encaminhados ao Ministério Público do Amazonas (MPAM).
A Operação
Continuando as investigações, a equipe policial registrou um segundo BO específico para apurar o cyberbullying por meio do vídeo divulgado na rede social. Portanto, para avançar na apuração, os investigadores solicitaram mandados de busca e apreensão dos aparelhos celulares de três adolescentes suspeitos de editar o vídeo.
Sendo assim, na manhã de hoje, as equipes realizaram as diligências, apreendendo celulares e um notebook nas residências dos suspeitos.
Joyce Coelho destaca que a Justiça já determinou a quebra do sigilo dos dados dos aparelhos apreendidos, possibilitando a continuidade das investigações. A ação reforça o compromisso da Polícia Civil do Amazonas em combater o cyberbullying e proteger os direitos dos adolescentes no ambiente digital.