A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) apresentou o resultado de uma operação na comunidade Piloto, na zona rural de Barcelos, nesta quarta-feira (7). A ação resultou na apreensão de mais de 200 quilos de maconha do tipo skunk, avaliada em cerca de R$ 5 milhões. Além da droga, a polícia apreendeu duas pistolas calibre 9 mm, munições, galões de combustível irregular e um equipamento de internet via satélite Starlink.
A operação contou com o apoio do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e da Guarda Civil Municipal (GCM). A ação veio por meio de denúncias anônimas sobre armazenamento irregular de combustível na região. As investigações revelaram o esquema de tráfico de drogas, ligado a rotas que passam pelo Rio Japurá até o Rio Negro.
Segundo o delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, o trabalho da equipe é fundamental para combater o tráfico na área. “Essa região é uma rota importante do tráfico de entorpecentes. Com dedicação, conseguimos desmontar esses esquemas criminosos. Seguimos investigando quem são os destinatários, os remetentes e os responsáveis pela logística”, afirmou.
Investigações continuam para localizar o grupo criminoso
O delegado Marcos Antônio Ramos, responsável pela investigação, explicou que as buscas começaram após uma denúncia sobre armazenamento irregular de combustível. A equipe montou um cerco na comunidade para interceptar o esquema.
“Identificamos que, na região, traficantes utilizam combustível armazenado junto com drogas. Encontramos 200 tabletes de maconha, armas de fogo municiadas, combustível irregular e uma antena Starlink, usada para comunicação pelos criminosos”, detalhou Marcos Antônio.
Ele ressaltou que, no momento da operação, ninguém foi localizado no local. As investigações continuam, com o objetivo de localizar o grupo criminoso responsável. “Já temos informações sobre o modo de operação e suspeitos envolvidos. Seguiremos investigando sem divulgar detalhes para não comprometer as apurações”, completou o delegado.