A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), recebe em média mais de 70 denúncias de crimes contra idosos, semanalmente, por meio dos canais oficiais de denúncias disponibilizados à população, bem como por outros órgãos de proteção do Estado.
De acordo com a delegada Andréa Nascimento, titular da unidade policial especializada, a maioria das denúncias são realizadas anonimamente, já que grande parte da violência é praticada por familiares ou pessoas próximas às vítimas. As violências podem acontecer nas formas física, verbal, patrimonial ou psicológica.
“É de suma importância a denúncia, pois a partir do momento em que as recebemos, imediatamente iniciamos as diligências domiciliares a fim de apurar os fatos, juntamente com o apoio de outros órgãos de proteção como o Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), para verificar a procedência das informações, instaurar os procedimentos cabíveis e auxiliar as vítimas a romperem o ciclo de violência”, explica a delegada.
Segundo Andréa, as visitas contam com o apoio de profissionais como assistentes sociais e psicólogos para oferecer um melhor atendimento, além da parte social, há também a parte criminal com a devida responsabilização dos autores.
A competência da DECCI é investigar todo e qualquer crime previsto no Estatuto do Idoso, ou outros crimes previstos em outras legislações, mas desde que ocorram em âmbito familiar e estejam vinculados à pessoa idosa.
Denúncias
As denúncias podem ser realizadas pelo Disque 100, dos Direitos Humanos ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
O registro do Boletim de Ocorrência (BO) pode ser realizado na delegacia mais próxima do fato; on-line no site da Delegacia Virtual: delegaciavirtual.sinesp.gov.br/, ou diretamente na DECCI que está localizada na rua do Comércio, 270, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul da capital.