A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), reforça o combate ao abandono e aos maus-tratos de animais, alertando para os riscos de canis clandestinos.
Segundo a delegada Juliana Viga, houve aumento nas denúncias de crimes de maus-tratos em relação a 2024, especialmente abandono e criação irregular de cães e gatos. “Esses crimes envolvem agressões, falta de assistência veterinária, ausência de alimento e água, e abandono em locais que colocam os animais em risco”, explicou.
A maioria dos casos de abandono ocorre após a reprodução, com filhotes deixados em caixas, sacos ou terrenos baldios. Além disso, cresce a fiscalização de canis clandestinos, onde animais vivem em ambientes insalubres, gaiolas apertadas e sem higiene adequada.
Canis clandestinos também representam risco à saúde pública, podendo disseminar doenças como a esporotricose. Animais resgatados recebem atendimento no Hospital Público Veterinário e, posteriormente, acompanhamento para adoção por ONGs e protetores parceiros.
A população pode colaborar denunciando irregularidades pelo (92) 3667-7741 (Dema), 197 ou (92) 3667-7575 (PC-AM) e 181 (SSP-AM). O BO pode ser registrado em qualquer delegacia ou via Delegacia Virtual: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.
