2 de dezembro de 2025
DestaquesPolícia

PC-AM intensifica combate a maus-tratos e canis clandestinos no Amazonas

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), reforça o combate ao abandono e aos maus-tratos de animais, alertando para os riscos de canis clandestinos.

Segundo a delegada Juliana Viga, houve aumento nas denúncias de crimes de maus-tratos em relação a 2024, especialmente abandono e criação irregular de cães e gatos. “Esses crimes envolvem agressões, falta de assistência veterinária, ausência de alimento e água, e abandono em locais que colocam os animais em risco”, explicou.

A maioria dos casos de abandono ocorre após a reprodução, com filhotes deixados em caixas, sacos ou terrenos baldios. Além disso, cresce a fiscalização de canis clandestinos, onde animais vivem em ambientes insalubres, gaiolas apertadas e sem higiene adequada.

Canis clandestinos também representam risco à saúde pública, podendo disseminar doenças como a esporotricose. Animais resgatados recebem atendimento no Hospital Público Veterinário e, posteriormente, acompanhamento para adoção por ONGs e protetores parceiros.

A população pode colaborar denunciando irregularidades pelo (92) 3667-7741 (Dema), 197 ou (92) 3667-7575 (PC-AM) e 181 (SSP-AM). O BO pode ser registrado em qualquer delegacia ou via Delegacia Virtual: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

 

 

Leia mais

Piranhas devoram corpo em estado de decomposição na Praia Dourada

Matheus Valadares

Mulher é procurada após furtar celular em posto de saúde de Autazes

Matheus Valadares

David Almeida equipa Guarda Municipal com novas armas e reforça liderança de Manaus na segurança pública

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!