7 de janeiro de 2026
DestaquesPolícia

Polícia desarticula ponto de exploração sexual e tráfico de drogas no Centro de Manaus

A delegada reforçou que o apoio do Conselho Tutelar, da Amazonas Energia e da Polícia Militar foi fundamental para desarticular esse ambiente de risco

FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM.

Nesta quarta-feira, 28, a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) realizou a Operação Caminhos Seguros em Manaus. A ação teve como objetivo combater casos de exploração sexual, tráfico de drogas e favorecimento à prostituição de crianças e adolescentes no bairro Centro, zona sul da cidade.

Durante a operação, equipes da Polícia Civil cumpriram mandados de busca e apreensão em um imóvel com 58 apartamentos. que vinha sendo alvo de denúncias frequentes. Além disso, as autoridades prenderam um casal foi em flagrante por tráfico de drogas, e encaminhou seis crianças e adolescentes, com idades entre dois e 17 anos, aos serviços de acolhimento.

A Operação

Em coletiva de imprensa, o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, destacou a importância da operação, que mobilizou cerca de 50 policiais civis na região central de Manaus. Segundo ele, a ação demonstra o empenho da Polícia Civil em garantir a segurança e os direitos das crianças e adolescentes.

Ainda de acordo com o delegado-geral, muitos desses apartamentos apresentavam consumo de entorpecentes, inclusive na presença de crianças. Além disso, foram identificados indícios de exploração sexual e outras práticas criminosas. Diante desse cenário, foi necessária uma intervenção imediata do Estado para interromper tais delitos. Assim, uma investigação prévia forneceu elementos concretos que autorizaram a medida judicial e possibilitaram a atuação policial.

A delegada Juliana Tuma explicou que o imóvel, anteriormente usado como hotel, funcionava atualmente como um ponto de aluguel irregular de quartos, sem fiscalização adequada. Ela ressaltou que a Depca recebeu diversas denúncias sobre tráfico de drogas e exploração sexual de menores de identidade que estavam vulneráveis. Além disso, todos eles conviviam com usuários de entorpecentes.

Assim, a delegada reforçou que o apoio do Conselho Tutelar, da Amazonas Energia e da Polícia Militar foi fundamental para desarticular esse ambiente de risco.

Por fim, Juliana Tuma ambém destacou que a operação, integrada à Operação Caminhos Seguros, foi resultado de um trabalho de inteligência policial.

“As vítimas estavam desacompanhadas de responsáveis, sem documentação, em quartos com forte odor de entorpecentes e em condições totalmente insalubres. Sendo assim, o principal objetivo da operação é restabelecer o bem-estar e assegurar a proteção integral de crianças e adolescentes. A prioridade absoluta é a garantia de seus direitos, e foi isso que realizamos hoje”, afirmou a delegada.

Delegada Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). (Fotos: Erlon Rodrigues/PC-AM)

Leia mais

TCU confirma recurso do Banco Central sobre inspeção no caso Banco Master

Matheus Valadares

Trump afirma que manifestantes pró-Venezuela são “as pessoas mais feias” que já viu

Matheus Valadares

Após sobreviver no Pico Paraná, jovem fala sobre o arrrependimento da amiga

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!