A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quarta-feira (2) um mandado de busca e apreensão na casa da deputada federal Carla Zambelli. Além da deputada, a PF também cumpriu um mandado de prisão contra Walter Delgatti em sua residência localizada em Araraquara, São Paulo. A determinação foi do ministro do STF Alexandre de Moraes.
Zambelli e Delgatti são investigados por atuarem na invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). O ministro determinou o recolhimento e armas, computadores, tablets e o passaporte de Zambelli em todos os endereços relacionados à deputada.
O advogado de Walter Delgatti, Ariovaldo Morerira, informou que seu cliente está preso na PF de Araraquara, mas não deu detalhes sobre os próximos passos da defesa. Walter ficou conhecido após espionar autoridades da Lava Jato que atuaram em conluio com o ex-juiz Sérgio Moro para prenderem Luiz Inácio Lula da Silva, na época um forte candidato à presidência, em 2018.
O hacker foi solto em 2020 e ficou utilizando tornozeleira eletrônica, entretanto ele descumpriu as medidas judiciais e voltou a ser preso em junho desse ano. Ele estava cuidando das redes sociais da deputada federal, o que era proibido.