23 de novembro de 2025
DestaquesPolícia

Polícia Federal faz operação contra tráfico de pessoas no Amazonas

A Polícia Federal deflagrou na segunda-feira (3) a Operação Chandratal, com o objetivo de reprimir a prática de contrabando de migrantes.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva expedidos pela Justiça Federal, após representação da Polícia Federal.

De acordo com a PF, a rota utilizada para a migração ilegal de cidadãos bengalis passa por São Paulo e posteriormente por Tabatinga, último ponto em território nacional, de onde seguiriam com destino aos Estados Unidos.

“Há indícios da atuação de um grupo criminoso, o qual, mediante cobrança aos migrantes bengalis, providenciaria a solicitação à Polícia Federal, de refúgio em nome desses cidadãos, para possibilitar a estada temporária deles no território brasileiro”, informou a PF.

Ainda segundo a polícia, um homem, de 40 anos, foi preso. Ele atuaria como “coiote”, coordenando o contrabando de pessoas na região de Tabatinga. Na residência dele, foram localizados e apreendidos documentos de diversas pessoas estrangeiras.

O segundo local onde a PF realizou buscas foi um hotel na cidade de Tabatinga, utilizado pelo grupo criminoso para hospedar os migrantes ilegais. No hotel a PF resgatou nove pessoas e faz a retenção de passaportes pelo proprietário do estabelecimento, um homem de 54 anos, suspeito, de acordo com a PF, de participação nos fatos e foi preso em flagrante.

Os presos foram indiciados pela prática do crime de promoção de migração ilegal.

Leia mais

Guindaste desaba no Centro de Manaus e deixa dois feridos durante montagem de árvore de Natal

Matheus Valadares

Lula afirma confiar no STF e não comenta decisão que levou Bolsonaro à prisão preventiva

Matheus Valadares

‘Vozes’ levaram Bolsonaro a tentar violar tornozeleira eletrônica

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!