25.3 C
Manaus
6 de novembro de 2024
DestaquesPolícia

Polícia prende grupo criminoso que sequestrou e torturou homem por dívida de R$ 7 mil

Foto: Divulgação/PC-AM

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), deflagrou, na terça-feira (05/11), a Operação Tormentum e cumpriu mandados de prisão preventiva de Ana Silva, 22; Henrique Reis da Silva, 25; João Batista Cardoso de Souza, 70; e Thayssa Nascimento, 22; por extorsão, sequestro e tortura contra um homem, 45.

Em coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira (06/11), o delegado Ricardo Cunha informou que o crime foi cometido no dia 23 de outubro deste ano, em razão de uma dívida de R$ 7 mil oriunda de agiotagem. Durante as investigações, foi constatado que Paulo Roberto Moraes da Silva, 40, seria o mentor do crime. Ele também fez parte da ação criminosa e segue foragido.

Delegado Ricardo Cunha, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). (Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM)

“Na ocasião do crime, foi deflagrada uma operação com o apoio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), que resultou na prisão em flagrante de três indivíduos. A partir daí novas investigações foram conduzidas, levando à identificação de mais cinco pessoas envolvidas no crime. Ontem, quatro deles foram capturados, restando apenas um foragido”, informou o delegado.

Dinâmica do crime

O delegado Danniel Antony, adjunto da DEHS, explicou que o grupo chamou a vítima para um trabalho, porém, chegando ao local, o homem foi rendido e conduzido ao cativeiro, onde ele sofreu violência física e psicológica.

Delegado Danniel Antony, adjunto da DEHS. (Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM)

 

“No cativeiro, a vítima foi espancada e torturada pelos criminosos, que ainda ligaram para a família dela e exigiram dinheiro. Eles ainda ameaçaram dizendo que, se não houvesse o pagamento, o homem seria morto. O sequestro durou mais de 24 horas, até o pagamento do resgate”, disse o delegado.

Segundo o delegado, no dia 25 de outubro, Lana Pereira Ramos, 31, também foi presa em flagrante pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), por participação nos crimes. A partir disso, foi dado início o processo de investigação para o desmantelo total do grupo.

“Solicitamos os mandados de prisão dos outros membros do grupo e, na data de ontem, efetuamos as prisões de quatro pessoas, sendo elas João, apontado como o agiota, e Henrique, que seria o torturador. Além de Ana e Thayssa, que seriam as responsáveis por levar comida ao cativeiro e olhar a movimentação ao redor”, disse o delegado.

Conforme o delegado, outro indivíduo, identificado como Paulo Roberto Moraes da Silva, 40, também compõe o grupo criminoso e é apontado como o mentor do crime.

“Quem tiver informações sobre o paradeiro dele, que entre em contato pelos números (92) 98118-9535, disque-denúncia da DEHS, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A identidade do informante será mantida em sigilo”, ressaltou o delegado.

O grupo vai responder por extorsão, sequestro e tortura e ficarão à disposição da Justiça.

Leia mais

Unidades Móveis de Saúde da Mulher da prefeitura alcançam mais de 186 mil procedimentos realizados

Marcilon Souza

Com reservas, Atlético visita lanterna Atlético-GO pelo Brasileiro

Marcilon Souza

Trecho da comunidade Novo Reino recebe serviços de recuperação asfáltica da Prefeitura de Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais