A polícia prendeu na noite dessa quarta-feira (27) um pistoleiro do PCC, acusado de matar um casal e pelo menos outras 7 pessoas na comunidade Val Paraíso, bairro Jorge Teixeira, zona leste. A prisão de Janilson Pantoja Batista, de 29 anos, aconteceu em um bar na rua 3, bairro São José, zona leste de Manaus, enquanto o homem assistia a uma partida de futebol.
Em julho do ano passado, no bairro Jorge Teixeira, zona leste, Ranya Valeria Souza do Nascimento, 19, morreu a tiros na Avenida Pirarucu. A princípio, as autoridades imaginavam que a jovem era uma vítima de feminicídio, contudo, o namorado da vítima também era um alvo do pistoleiro naquela ocasião.
Davi, então, contou à polícia que Janilson queria matá-lo porque o jovem pulou de facção. A partir daí, Davi se tornou seu desafeto. Contudo, 14 dias depois Davi morreu a tiros enquanto trafegava em sua motocicleta, pela rua Nove, também no bairro Jorge Teixeira.
Segundo a delegada Débora Barreiros, Janilson saiu de casa com seu carro naquele dia, em direção à vítima. Após passar dez minutos no local, o pistoleiro voltou para sua residência. A identificação foi possível graças ao GPS do veículo.
Outros homicídios
O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius, disse que as autoridades tentavam tirá-lo de circulação há mais de um ano e meio. Somente na região em que Janilson controla houveram 14 homicídios, 9 deles tendo sua participação.
“Nossa expectativa é que este elemento não saia da cadeia. Já entrei em contato com o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Ricardo, um grande parceiro no enfrentamento à criminalidade. Este elemento de altíssima periculosidade”, disse o secretário.