A incineração de uma carga de 1,5 tonelada de maconha na cidade de Bello, na Colômbia, causou transtornos aos moradores da região após o vento fazer com que a fumaça do entorpecente invadisse as casas vizinhas ao batalhão de polícia local.
– Sentimos uma fumaceira muito horrível que saia lá do batalhão, um cheiro de maconha tremendo que travava todo mundo – disse Edilberto Castaño, um dos vizinhos do batalhão, em um depoimento à emissora Caracol TV.
Inicialmente, os moradores da região chegaram a acreditar que a fumaça era proveniente de um incêndio, mas a Prefeitura de Bello esclareceu que se tratava da queima de maconha pela Polícia, Exército, Bombeiros e Ministério Público.
De acordo com a polícia, a droga foi achada em dois endereços diferentes. A corporação informou que os donos do carregamento chegaram a efetuar disparos para intimidar os agentes. Neste ano, já foram apreendidas cerca de 4 toneladas de maconha no Valle de Aburrá – onde fica a cidade de Bello. Do total, 1,7 tonelada foi apreendida no município onde a maconha foi incinerada.