A Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza nesta quinta-feira (13) uma megaoperação contra agressores de mulheres no estado. Batizada de Operação Atena, a ação tenta cumprir ao menos 100 mandados de prisão em todo o território fluminense.
Até às 7h30 desta quinta, quatro homens já tinham sido presos, sendo dois na cidade de Angra dos Reis, um em São João de Meriti e um em Niterói. A delegada Sandra Ornellas, diretora do Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher, ressaltou que durante a pandemia ocorreu uma queda de 50% nos registros de ocorrência, mas que a quantidade de agressões não caiu.
– Se nós estamos em um período de isolamento, e esse registro diminui, certamente o que diminuiu não foi a violência, é um caso de subnotificação. Cumprir esses mandados hoje é um recado. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), a casa é o lugar mais violento para a mulher – disse.
Sandra também destacou que a maioria dos casos de agressão acontecem aos fins de semana e afirmou ainda que denúncias ou pedidos de socorro podem ser feitos no telefone 197. O nome da operação, Atena, remete à deusa grega da força e da sabedoria da mulher.