27.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
AmazonasDestaques

Por que é importante manter o esquema vacinal contra a covid 19 completo?

Foto: Divulgação

Em Manaus, mais de 1,5 milhão de pessoas estão com o esquema vacinal incompleto. São pessoas que não retornaram para tomar a segunda, a terceira ou a quarta dose da vacina que é oferecida gratuitamente pela rede pública de saúde. Mesmo com a queda no número de mortes e internações relacionadas ao covid-19 é muito importante que a população esteja em dia com a imunização.

Silvia Fonseca, infectologista do Sistema Hapvida, reforça que a vacinação é o meio mais eficaz de se combater o vírus do covid-19, bem como impedir o surgimento de novas variantes. Todas as vacinas são seguras e tem a única finalidade que é de induzir o organismo na criação de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico.

“Em nome da sua própria saúde e do bem estar dos outros é recomendável que todos peguem a sua carteira de vacina e confiram se falta alguma dose de reforço. Ao tomar a dose, a imunidade do organismo se estende por um período maior contra o vírus”, afirma Silvia.

As vacinas são responsáveis pela redução da infecção e reinfecção, levando a diminuição dos casos graves e até de óbitos, entretanto caso a infecção ocorra, a vacina evitará sua evolução para esses quadros. A dose de reforço deve ser aplicada em pessoas maiores de 18 anos que tenham recebido as duas doses da vacina contra a covid-19.

Medidas preventivas como o uso da máscara, quando bem ajustada ao rosto protege significativamente contra a reinfecção ao vírus e outras doenças virais que são transmitidas por gotículas que saem da boca. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão e o uso do álcool em gel 70% devem se tornarem hábitos.

Leia mais

Aeronave declara emergência e pousa com segurança no Aeroporto de Manaus

Matheus Valadares

STF condena deputada Carla Zambelli a 5 anos de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Matheus Valadares

Governo do Amazonas divulga novo boletim sobre a cheia e ações de apoio às vítimas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!