A posse do ministro Alexandre de Moares como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na próxima quarta-feira (16), pode marcar o primeiro encontro entre o ex-presidente Luiz Inácio do Lula da Silva (PT) e o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), na disputa eleitoral deste ano.
A assessoria de Lula confirmou a presença dele nesta segunda-feira (15) e a equipe responsável pela segurança do petista agendou uma visita ao TSE para organizar o desembarque do ex-presidente. Convidado pessoalmente por Moraes, Bolsonaro também confirmou que vai ao evento.
Além de Bolsonaro e Lula, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) também informou ao TSE que irá ao evento. Assim como Simone Tebet, candidata do MDB à Presidência.
Convite a Bolsonaro
O presidente Bolsonaro recebeu o convite de Moraes na noite do dia 10 de agosto. O documento foi entregue pessoalmente por Moraes e o ministro do Supremo Ricardo Lewandowski, que será o vice-presidente do TSE. A reunião ocorreu no Palácio do Planalto e durou cerca de 40 minutos.
De acordo com o Poder 360, a ida de Moraes ao Planalto foi articulada pelos ministros Paulo Guedes (Economia), Ciro Nogueira (Casa Civil) e Jorge Oliveira (Tribunal de Contas da UniĂŁo). O convite Ă© uma tentativa de reduzir os atritos entre Bolsonaro e Moraes.