Uma possível sanção ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo governo de Donald Trump, provocaria uma ruptura das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e o Brasil.
Segundo uma reportagem do jornal americano The New York Times (NYT), essa medida representaria uma ameaça significativa às relações bilaterais.
De acordo com o correspondente do NYT no Rio de Janeiro, Jack Nicas:
“A situação causaria uma ruptura diplomática entre as duas maiores nações do Hemisfério Ocidental”.
Em texto publicado na quinta-feira (29/05), Nicas afirma que Moraes seria um alvo da Casa Branca pela primeira vez após embates com Elon Musk, que o desafiou, e com Donald Trump, cujo empresa de mídia o processou.
Além disso, o anúncio feito na quarta-feira (28) pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, evidencia a mira do governo americano em Moraes. Segundo ele, o país restringiria vistos de autoridades estrangeiras que seriam “cúmplices na censura de americanos”.
Dessa forma, nas redes sociais, Rubio citou a América Latina como um exemplo de região onde essa censura seria problemática. No entanto, ele não citou nominalmente Moraes, o que reforça a especulação sobre uma possível sanção contra o ministro.