33.3 C
Manaus
18 de agosto de 2025
DestaquesEconomia

Preços dos alimentos devem cair nos próximos meses

Foto: Divulgação

Nos próximos meses, o preço dos alimentos deve cair e aliviar os gastos do brasileiro no supermercado. As novas revisões da inflação de alimentos em domicílios devem desacelerar fortemente nos próximos meses, segundo a LCA Consultores.

Segundo o IBGE, a queda nos preços de tubérculos e legumes em 8%, da carne vermelha em 1,2% e do franco com 0,72% ajudaram a diminuir o custo da alimentação entre janeiro e fevereiro. A trégua deve continuar, já que a inflação dos alimentos deve alcançar apenas 1% no fim de 2023, ante a 13,2% em 2022.

O otimismo com a alta da safra agrícola também ajuda a ter esperança em preços melhores. Todo o movimento puxa para baixo o custo dos produtos agropecuários, auxiliando no supermercado. Mas é preciso entender que os valores ainda não são os ideais.

“Não estamos falando de preço pré-pandemia, a gente vai observar alguma devolução do que foi esse aumento nos últimos anos”, afirma Bruno Imaizumi, economista da LCA Consultoria.

Para ele, a queda de preços deve vir de maneira mais moderada pro consumidor ao longo de 2023. “E a gente vai, sim, observar uma queda de preços em alguns produtos da cesta básica e que está na alimentação do dia a dia do brasileiro, que são as carnes, batatas e tomates”, afirma.

Leia mais

Renato Júnior critica Águas de Manaus por danos em vias recém-asfaltadas pela Prefeitura

Matheus Valadares

Polícia desarticula heliporto do tráfico em Itamarati, no interior do AM

Matheus Valadares

Gerente de hospitais deixa cargo e denuncia esquema de corrupção na Saúde do Amazonas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!