30.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
CidadeDestaques

Prefeito David Almeida abre 10ª edição do Festival Olímpico da Educação Infantil e celebra maior programa de iniciação esportiva do Brasil

Prefeito David Almeida abre 10ª edição do Festival Olímpico da Educação Infantil em Manaus

Com uma grande celebração de cores, sorrisos e movimento, o prefeito de Manaus, David Almeida, abriu, nesta quinta-feira (15/5), a 10ª edição do Festival Olímpico da Educação Infantil. O evento foi realizado no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lúcia Melo Ferreira Almeida, na zona Norte da cidade, e atualmente mobiliza cerca de 35 mil crianças da rede municipal. Dessa forma, consolida-se como o maior programa de iniciação esportiva na educação infantil do Brasil.

Esporte, inclusão e cidadania: o tema do festival

Sob o tema “10 anos de história: revisitando nossa jornada”, o festival vai além de uma simples atividade lúdica. Na verdade, trata-se de um projeto pedagógico que integra esporte, inclusão, cidadania e aprendizagemDurante a abertura, o prefeito destacou a importância da formação desde os primeiros anos escolares.

“Estamos formando cidadãos desde a base. Aqui está o alicerce de uma cidade que escolheu a educação como prioridade. Afinal, não existe desenvolvimento sem investir no futuro das nossas crianças”, afirmou David Almeida.

Metodologia pedagógica e intencionalidade educativa

Por sua vez, o titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed)Júnior Mar, explicou a metodologia por trás do festival. “Aqui, as crianças brincam, mas aprendem com intencionalidade pedagógica. Além disso, toda atividade é planejada. Ou seja, é educação com ciência, com alma e com amor”, completou.

Caravana da Educação Infantil: uma década de transformação

Inspirado no projeto “Caravana da Educação Infantil”, coordenado pelo professor Alexandre Romano, o prefeito destacou a importância da iniciativa. Emocionado, Romano relembrou a trajetória do festival: *“São 10 anos de trabalho sério e apaixonado. Nesse período, vimos alunos se tornarem professores, crianças superarem dificuldades e desenvolverem habilidades essenciais. Portanto, é mais do que esporte. Trata-se de transformação social com afeto e propósito”*.

Modalidades adaptadas e participação coletiva

Para garantir a inclusão de todos, o festival simula modalidades olímpicas em formato lúdico, tais como futebol, vôlei, esgrima, escalada e arco e flecha – todas adaptadas para o universo infantil. Além disso, a estrutura conta com a participação de professores, acadêmicos, coordenadores e gestores, reforçando que educar é um ato coletivo e transformador.

Famílias celebram a experiência das crianças

Entre os presentesNataly Silva, mãe da estudante Brienne Silva (2° período do Cmei Rozendo Neto de Lima, zona Norte), compartilhou sua alegria. “É realmente lindo ver o quanto a Brienne gosta de praticar esportes e interagir com os amigos. Além de se divertir muito, esses momentos são fundamentais para o crescimento deles”, disse.

Compromisso com a educação pública de qualidade

Por fim, o Festival Olímpico da Educação Infantil reforça a política de valorização da infância da Prefeitura de ManausDessa maneira, a gestão David Almeida reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, inclusiva e cheia de oportunidades.

Leia mais

Corpo é encontrado em área vermelha da comunidade Valparaíso

Matheus Valadares

Professor da UFRJ se manifesta após ameaça à filha de Roberto Justus

Matheus Valadares

VEJA: Homem tenta jogar ‘merenda’ para detentos e acaba preso em Coari

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!