21 de março de 2025
CidadeDestaques

Prefeito David Almeida entrega casa de farinha no Ramal do Brasileirinho e beneficia 150 famílias

FOTO/DIVULGAÇÃO

Neste domingo, 2 de janeiro, o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou uma nova Casa de Farinha no Ramal do Brasileirinho, na zona Leste. A obra, realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), teve um investimento de R$ 250 milEla beneficiará cerca de 150 famílias das comunidades Água Branca, Uberê e do próprio ramal. Além disso, a iniciativa impulsionará a produção de mandioca, principal atividade agrícola da região.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf)Renato Junior, e do secretário da Semacc, Wanderson CostaEssa é a segunda Casa de Farinha entregue pela atual gestão. O objetivo é valorizar a agricultura familiar e fortalecer a produção rural na capital.

A estrutura moderna inclui máquinas de moagem, relador, prensa mecânica, pesagem, forno, tacho, grupo de gerador de energia e bomba d’água. Com isso, os produtores poderão otimizar o processamento da mandioca. Como resultado, a produtividade e a qualidade dos derivados, como farinha, tucupi, tapioca e beiju, aumentarão. Além do impacto econômico, a Casa de Farinha preserva a cultura tradicional da região.

Fortalecimento da Zona Rural

Durante a entrega, o prefeito David Almeida destacou a importância do investimento na zona rural. “Estamos mecanizando áreas que trabalham com produção rural. Também asfaltamos e recuperamos ramais. Além disso, prestamos assistência à população durante enchentes e estiagens”, afirmou.

O vice-prefeito e secretário da Seminf, Renato Júnior, ressaltou o trabalho da prefeitura. “A casa de farinha valoriza a cultura e a tradição. Ela é um símbolo da identidade do povo amazonense. A mecanização aumenta a produtividade e reduz custos”, explicou.

O secretário da Semacc, Wanderson Costa, destacou a relevância da iniciativa. “Estamos fomentando a cadeia produtiva da mandioca. Assim, os subprodutos chegarão às feiras e mercados da capital”, afirmou.

Celebração dos Moradores

Para os moradores, a entrega da Casa de Farinha representa uma conquista aguardada há anos. A presidente da Associação de Produtores do Brasileirinho, Silvia Rodrigues, comemorou a inauguração.

“Meu coração está feliz. E não é só o meu, mas também o daqueles que esperaram por esta casa. Com a gestão do prefeito David, nossa comunidade evoluiu muito. Nunca antes recebemos tantos benefícios”, disse Silvia.

Incentivo à Produção de Mandioca

Nos últimos quatro anos, a gestão municipal incentivou o cultivo de mandioca. Foram distribuídas manivas com qualidade genética e fitossanitária. Isso permitiu o aumento da produção de farinha, matéria-prima para goma de tapioca e pé de moleque.

Além de fomentar a economia local, essas ações reforçam o compromisso da Prefeitura de Manaus com a valorização dos produtores rurais. O objetivo é promover sustentabilidade e ampliar oportunidades para a população da zona rural.

Leia mais

Conflito entre Silas Malafaia e Marcos Pereira agita cenário político

Matheus Valadares

Ageman multa Águas de Manaus por problemas em serviços de recomposição asfáltica nos conjuntos Manauense e Vieiralves

Marcelo Maciel

Princípio de incêndio é registrado na loja Shop do Pé, no Centro de Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!