Marcando um novo capítulo na história da mobilidade urbana na capital, o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta quinta-feira (7/8), mais 20 ônibus zero quilômetro. Dessa forma, reforça o compromisso da atual gestão com a modernização do transporte público. Com essa nova remessa, a frota renovada chega a 484 veículos, consolidando assim um avanço histórico no sistema de transporte coletivo da cidade.
Prioridade para a Zona Leste e tecnologia avançada
Os novos veículos, operados pelas empresas Eucatur e Expresso Coroado, irão atender, prioritariamente, a zona Leste, região com alta demanda de passageiros. Além disso, todos contam com ar-condicionado de alta performance, elevadores para Pessoas com Deficiência (PcDs), câmeras de segurança e motores Euro 6. Graças a essa tecnologia, a emissão de poluentes reduz em até 77%, garantindo, portanto, mais conforto, acessibilidade e sustentabilidade.
Compromisso com qualidade e investimento contínuo
“Com essa entrega, melhoramos diretamente a qualidade do serviço em Manaus. Na verdade, é um esforço conjunto da prefeitura e do setor”, afirmou Almeida. “Além disso, estamos falando de ônibus com tecnologia embarcada, acessibilidade total e impacto ambiental reduzido. Por isso, essa é mais uma resposta aos investimentos que temos feito, mesmo diante de grandes desafios”.
Meta de renovação da frota até o final da gestão
Segundo o prefeito, a renovação vai além da substituição de veículos: representa efetivamente um novo modelo de transporte, mais seguro e eficiente. Para alcançar esse objetivo, a meta é manter a entrega média de 120 ônibus por ano até o final da gestão.
Redução de custos e estudo para novas aquisições
Outra vantagem é que os veículos reduzem custos operacionais, diminuem quebras e aumentam a pontualidade — especialmente nos horários de pico. Paralelamente, a Prefeitura estuda adquirir diretamente novos ônibus, buscando, dessa maneira, liberar recursos para outras áreas estratégicas.
Transformação do transporte em serviço moderno e sustentável
Por fim, com essa entrega, a gestão reafirma o compromisso de transformar o transporte coletivo em um serviço inclusivo e sustentável. Desse modo, atende melhor à população e prepara a cidade para os desafios futuros.