32.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
CidadeDestaques

Prefeito David Almeida vistoria instalação da primeira estação meteorológica de Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida, vistoriou, na manhã desta quinta-feira (3/4), a instalação da primeira estação meteorológica da cidade. O equipamento está localizado na sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), no bairro Compensa, zona Oeste. Essa iniciativa faz parte de um projeto inédito da prefeitura, que prevê a implantação de nove estações. Dessa forma, será possível ampliar o monitoramento climático e fortalecer a prevenção de desastres ambientais.

“Estamos saindo de uma única estação, que antes dependia de outros órgãos, para nove estações próprias. Com isso, teremos dados mais precisos sobre nove variáveis climáticas. Assim, poderemos planejar melhor nossas ações e responder de maneira mais eficaz a eventos extremos. Da mesma forma que instalamos as ecobarreiras para evitar que o lixo chegue ao rio Negro, agora estamos criando uma barreira de proteção climática”, destacou o prefeito.

Além disso, a nova rede de estações meteorológicas será integrada ao Centro de Cooperação da Cidade (CCC). Com essa estrutura, a previsão do tempo se tornará mais precisa, permitindo uma resposta mais rápida às mudanças climáticas. Como resultado, os dados coletados possibilitarão a formulação de políticas públicas baseadas em evidências, beneficiando a população e aumentando a resiliência da cidade.

Por outro lado, o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Renato Junior, ressaltou como os dados meteorológicos contribuirão para a execução de obras. “Com informações em tempo real, conseguimos planejar melhor as etapas dos projetos. Dessa maneira, evitamos prejuízos e garantimos mais eficiência, especialmente nas fases mais sensíveis, como a fundação das obras. Esse avanço representa, ao mesmo tempo, economia de recursos e mais qualidade nas entregas para a população”, afirmou.

Tecnologia

O superintendente do CCC, Sandro Diz, explicou como a tecnologia empregada ajudará no monitoramento climático. “As estações possuem nove sensores de alta precisão, instalados em torres de dez metros. Assim, conseguimos monitorar, em tempo real, variáveis como temperatura, umidade, velocidade e direção do vento, radiação solar, pressão atmosférica e umidade do solo. Com essas informações, a Defesa Civil e outros órgãos municipais poderão tomar decisões estratégicas de forma mais assertiva”, disse.

Monitoramento estratégico

Além disso, as estações seguirão padrões internacionais estabelecidos pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). Elas serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, como escolas, parques e unidades municipais, garantindo uma cobertura abrangente das diferentes microrregiões urbanas.

O principal objetivo dessa iniciativa é aprimorar a análise do clima em Manaus. Com isso, será possível identificar padrões meteorológicos e adotar estratégias específicas de adaptação. Além do mais, o sistema auxiliará na gestão de recursos hídricos, na prevenção de alagações e na proteção da infraestrutura urbana e da população.

O secretário-executivo da Defesa Civil de Manaus, coronel Lima Júnior, destacou os benefícios desse novo sistema. “Com esses dados, poderemos identificar rapidamente áreas com chuvas intensas e, consequentemente, atuar com mais eficiência. A determinação do prefeito é que a Defesa Civil esteja cada vez mais próxima da comunidade. Dessa forma, chegaremos mais rápido às ocorrências e salvaremos vidas”, afirmou.

Por fim, a gestão David Almeida segue investindo em tecnologia e inovação. Assim, busca garantir mais segurança para os cidadãos e promover o desenvolvimento sustentável na capital amazonense.

Leia mais

Adolescente ataca alunos com facadas e deixa criança morta no Rio Grande do Sul

Matheus Valadares

Operação da Polícia Civil recupera em Coari e Manacapuru 32 motos roubadas

Matheus Valadares

Amiga de produtor que estava no avião com Marília Mendonça expõe dona Ruth

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!