21 de março de 2025
CidadeDestaques

Prefeito David Almeida vistoria obra de ampliação do cemitério vertical Nossa Senhora Aparecida para atender demanda de sepultamentos

Prefeitura de Manaus amplia cemitério vertical no Tarumã com 7,8 mil novas gavetas funerárias para atender à crescente demanda por sepultamentos.

O prefeito David Almeida realizou, nesta quarta-feira (12/3), uma vistoria nas obras do cemitério vertical, localizado no cemitério Nossa Senhora Aparecida, no Tarumã, zona Oeste de Manaus. As obras avançam com a construção de 7,8 mil gavetas funerárias, ampliando, assim, a capacidade do espaço.

A medida é necessária devido à alta demanda por sepultamentos. Durante a gestão de David Almeida, os cemitérios municipais atingiram o limite de sua capacidade.

“O ritmo da obra está acelerado e, portanto, prevemos concluir essa etapa dentro do prazo. A ampliação é essencial para atender a crescente demanda e garantir um serviço funerário digno para a população”, afirmou o prefeito.

Solução definitiva para a falta de espaço

Além disso, o secretário da Semulsp, Sabá Reis, destacou que a iniciativa é uma solução definitiva para a falta de espaço nos cemitérios. Segundo ele, a adoção do modelo vertical substitui o método tradicional de sepultamento em covas subterrâneas.

“Em algumas cidades, já há edifícios para sepultamentos. Ainda não chegamos a esse nível, mas, com o investimento atual, evitaremos a construção de novos cemitérios”, explicou Sabá Reis.

Expansão do cemitério vertical

A primeira fase do cemitério vertical, com 6 mil gavetas funerárias, já está ocupada. Com a conclusão da segunda etapa, o total será ampliado para 13,8 mil unidades. Posteriormente, uma terceira fase está prevista, somando, assim, 22 mil gavetas no total. Segundo Sabá Reis, a estrutura garantirá espaço para sepultamentos nas próximas décadas.

“Quando o último sepultamento ocorrer aqui, os primeiros já terão passado pelo processo de exumação, liberando, dessa forma, espaço para novos sepultamentos. Essa estrutura resolve definitivamente o problema na gestão atual e nas futuras”, disse o secretário.

Novo cemitério na zona Leste

Atualmente, Manaus realiza cerca de 30 sepultamentos diários. Diante dessa demanda, a prefeitura estuda, ainda, criar um novo cemitério na zona Leste da cidade.

“Defendo a construção de um cemitério na zona Leste para evitar que as famílias dessa região precisem atravessar a cidade até o Tarumã. O prefeito já autorizou essa possibilidade”, revelou Sabá Reis.

Investimentos em revitalização

Além da ampliação do cemitério vertical, a prefeitura investe na recuperação de cemitérios existentes, como o Nossa Senhora da Piedade, que, por sua vez, passou por revitalização para oferecer estrutura mais digna aos visitantes.

Compromisso com a população

Por fim, a Prefeitura de Manaus segue comprometida em garantir infraestrutura adequada para atender a população, inclusive nos momentos delicados de despedida de seus entes queridos.

 

Leia mais

Conflito entre Silas Malafaia e Marcos Pereira agita cenário político

Matheus Valadares

Ageman multa Águas de Manaus por problemas em serviços de recomposição asfáltica nos conjuntos Manauense e Vieiralves

Marcelo Maciel

Princípio de incêndio é registrado na loja Shop do Pé, no Centro de Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!