O prefeito de Iranduba (AM), Augusto Ferraz, protagonizou uma cena lamentável nesta terça-feira (11)., após discutir com um feirante durante uma visita ao local. Segundo testemunhas, os dois quase foram às vias de fato após o rapaz questioná-lo sobre o asfaltamento de um ramal na zona rural do município.
A princípio, a confusão começou quando um produtor rural, morador do ramal no Km 31 da rodovia Manoel Urbano, cobrou do prefeito o asfaltamento da via, que está em condições precárias. A estrada ruim prejudica o escoamento da produção agrícola, essencial para a economia local.
Segundo testemunhas, ele apontou o dedo no rosto do feirante, bateu no peito dele e chegou a empurrá-lo. Outro feirante precisou intervir para evitar uma possível escalada para confusão.
O vídeo da cena foi gravado por populares e viralizou nas redes sociais, causando revolta e indignação. Lideranças comunitárias e sindicais se manifestaram em solidariedade ao trabalhador rural.
Eles exigem que o Ministério Público do Amazonas e a Câmara Municipal de Iranduba investiguem imediatamente o comportamento do prefeito e tomem as providências legais.
Prefeito se manifesta
Mais tarde, Augusto Ferraz declarou a um portal de notícias local que a situação faz parte de cobranças rotineiras. “É um desentendimento do dia a dia. O cara me cobra uma coisa e eu não tenho como fazer. Assim, nós vamos discutindo. Há dias em que estamos com o pavio curto. É do dia a dia”, disse.
População cobra respeito e infraestrutura
A atitude de Augusto Ferraz reacendeu o debate sobre o despreparo emocional e autoritarismo de gestores públicos diante de cobranças legítimas da população.
Por fim, moradores lembram que exigir melhorias é um direito de todo cidadão, especialmente dos produtores que sustentam a economia local com trabalho honesto.