29.3 C
Manaus
4 de abril de 2025
CidadeDestaques

Prefeito destaca ampliação na oferta de inserção de DIU em Manaus

Fotos – Divulgação

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta sexta-feira, 14/4, mais um mutirão para a inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), na Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), localizada no bairro Compensa, zona Oeste da capital amazonense. A ampliação faz parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de expandir o acesso ao serviço, diante da alta demanda.

Presente no evento, o prefeito David Almeida destacou que mais de duas mil mulheres já usufruíram do serviço, e que a meta é ampliar cada vez mais as ações do programa de planejamento familiar da prefeitura.

“A inserção do DIU é muito importante no planejamento familiar, e a prefeitura tem se dedicado nesses últimos dois anos, já fizemos a inserção em mais de duas mil mulheres e isso faz com que a gente possa continuar fazendo esses investimentos que são fundamentais, e assim fazer também o controle familiar. Então, isso traz muita alegria, é mais um mutirão realizado pela Semsa e nós vamos continuar fazendo esses mutirões e ampliando nossos serviços”, afirmou Almeida.

Na rede municipal de saúde, além da Moura Tapajóz, mais 10 unidades da Semsa, em diferentemente zonas da cidade, fazem a inserção do DIU. Considerado um dos mais seguros métodos contraceptivos com 99,3% de eficácia comprovada, o DIU está entre as opções de contracepção oferecidas pela Atenção Primária. Todas as unidades básicas de saúde ofertam preservativos – masculinos e femininos -, e anticoncepcional oral e injetável.

Segundo a titular da Semsa, Shádia Fraxe, a pasta vem trabalhando no fortalecimento dos serviços que já existem, monitorando o atendimento à população para melhorar a oferta e, consequentemente, aumentar o número de pessoas atendidas.

“A gente tem feito vários mutirões e obedecendo a um dos princípios do SUS. Nós estamos ampliando os nossos serviços e nós temos, fora a maternidade Moura Tapajóz, mais 10 unidades básicas de saúde que fazem as inserções do DIU, então é necessário agendar uma consulta e se cuidar, fazer o planejamento familiar, e nós estamos aqui para receber todas as mulheres que precisarem”, pontuou a secretária.

Atendimento

O DIU é altamente eficaz para evitar a gravidez, acima dos métodos hormonais, como pílulas e anticoncepcionais injetáveis. O dispositivo possui longa duração, de até 10 anos, não interfere na lactação e possui retorno imediato à fertilidade.

Na primeira consulta da usuária, os profissionais buscam identificar se ela possui condições que contraindiquem o DIU. Dentre elas, suspeita de gravidez, presença de infecção sexualmente transmissível, sangramento uterino de causa desconhecida, doença inflamatória pélvica ativa, dentre outras.

Concluída essa etapa, a usuária realiza exame físico geral e exame ginecológico, e recebe orientações sobre as características do dispositivo, bem como precauções, indicação de extração, e o agendamento de quando inserir o DIU.

Leia mais

Prefeitura de Manaus lança edital para apoio aos Festivais Folclóricos dos Bairros

Marcelo Maciel

Renato Gaúcho é apresentado como novo técnico do Fluminense

Marcilon Souza

Raoni recebe medalha de Lula e alerta sobre exploração de petróleo

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!