Uma operação da Polícia Federal (PF), deflagrada hoje (3) prendeu um prefeito, o vice e ex-prefeitos da Região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, por suspeita de envolvimento em um esquema de tráfico internacional de pessoas.
Segundo informações da rádio BandNews, o grupo atuava junto a um grupo de “coiotes”, possibilitando a travessia ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. A PF apurou que durante o percurso, os migrantes passavam situações de risco de vida e condições desumanas e ainda tinham que subornar autoridades mexicanas para conseguir ultrapassar a fronteira. Os envolvidos cobravam até 22 mil dólares para levar os brasileiros ao EUA de forma clandestina.
A Operação intitulada “Cai-Cai” cumpre ao todo 11 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão. Os nomes dos alvos não foram revelados, mas eles estão localizados nas cidades de Piedade e Caratinga, Virginópolis, Campanário, Governador Valadares, Alvarenga, Engenheiro de Caldas e Tarumirim. As investigações começaram em outubro de 2019 e na sua primeira fase já condenou um homem a 127 anos.