A Prefeitura de Manaus inaugurou, nesta terça-feira, 25/6, mais um “Prato do Povo”, localizada no bairro Santa Etelvina, zona Norte. Essa é a oitava unidade entregue pelo prefeito David Almeida, desde a implantação do programa “Manaus Sem Fome”, coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
O programa vem ampliando os serviços voltados para a segurança alimentar e nutricional no município. Em 2020, a cidade contava apenas com seis cozinhas comunitárias e dois restaurantes populares que, juntos, distribuíam cerca de 48 mil refeições por mês. Com a inauguração de oito unidades do Prato do Povo, a gestão municipal, hoje, tem a capacidade de distribuir mais de 200 mil refeições gratuitas por mês, em todas as estruturas voltadas ao serviço de segurança alimentar, representando um aumento de 330%.
“Essa é a oitava unidade, ainda temos mais duas unidades para entregar nos próximos dias. Com isso a gente vai ocupando espaços com vazios assistenciais em relação a alimentação, através do programa “Manaus Sem Fome”, que é para combater a fome na cidade de Manaus”, declarou o prefeito David Almeida durante entrega do 8° Prato do Povo.
Com mais uma unidade inaugurada, os restaurantes vão aumentar o número de refeições diárias gratuitas ofertadas à população, para 8 mil, sendo mil em cada um.
“Com essa entrega de hoje, nós estamos servindo diariamente 8 mil refeições para a população de Manaus. Temos mais duas para entregar. Até o final do mês teremos 10 unidades do Prato do Povo servindo a população”, disse a secretária Dermi Rayol, titular da Semasc.
A iniciativa da prefeitura é fruto de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Saullo Vianna. O parlamentar prestigiou a entrega e disse que os restaurantes são resultado de uma parceria que visa o bem da população. “A ampliação do número de unidades do Prato do Povo é fruto de um compromisso firmado com o prefeito, principalmente com a população de Manaus, e agora já estamos muito perto de inaugurar a décima unidade na cidade”, destacou o deputado federal.
A aposentada Socorro Cordeiro contou que a população do bairro estava precisando de um restaurante popular. “Está uma maravilha. Estava faltando para nós esse Prato do Povo aqui, então temos de agradecer a Deus e ao prefeito. Vai nos ajudar bastante”, disse.
Com a inauguração da nova unidade, o programa “Prato do Povo” amplia sua capacidade de atendimento, beneficiando um número ainda maior de pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, a presença do programa em diferentes regiões da cidade facilita o acesso dos cidadãos aos serviços alimentares essenciais.