26.3 C
Manaus
20 de setembro de 2025
CidadeDestaques

Prefeito reafirma necessidade de unir esforços e lança uso de UBSs móveis no enfrentamento à Covid-19

Na busca por soluções para conter o novo pico de casos da Covid-19 na capital amazonense, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), participou de reunião com o governador do Estado, Wilson Lima, e representantes do Ministério da Saúde (MS), na manhã desta segunda-feira (4). O encontro aconteceu no auditório do hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na avenida Torquato Tapajós, zona Norte. Diante do crescente número de casos registrados na cidade, o chefe do Executivo municipal pregou a necessidade do trabalho conjunto entre os governos municipal e estadual e anunciou o uso de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) móveis para ampliar o atendimento à população.

 

Acompanhado pela titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, o prefeito voltou a solicitar ao MS o credenciamento do hospital Nilton Lins para receber apoio federal. A unidade hospitalar conta com mais de 350 leitos, que serão utilizados no atendimento básico. Além disso, a partir dessa terça-feira (5), quatro UBSs móveis passarão a ser utilizadas para reforçar o sistema em bairros com maior porcentagem de contaminações.

 

“Temos de unir esforços em nível federal, estadual e municipal, para tentar minimizar, amenizar e resolver os problemas com relação à Covid-19. Manaus foi a primeira cidade do Brasil a colapsar, foi a primeira a sair e está novamente enfrentando o aumento de casos de Covid-19. Acredito que, com a união desses esforços, nós iremos ampliar a oferta de leitos e oferecer os medicamentos necessários no tratamento. O hospital Nilton Lins tem uma grande unidade básica, que é da prefeitura, e ali pode ser a porta de entrada para o início dos tratamentos”, afirmou David Almeida.

 

Para a secretária Shádia Fraxe, o alinhamento entre os Poderes é de extrema importância para que ocorram acolhimento e orientação correta dos pacientes já nos primeiros sintomas, evitando, assim, o agravamento da doença e o congestionamento nos hospitais de média e alta complexidade administrados pelo governo do Estado.

 

“Estamos acionando a partir de amanhã (5) quatro unidades móveis, que serão implantadas em bairros onde a atenção básica, infelizmente, não tem a cobertura completa. Essas unidades vão se deslocar à medida que os bairros tenham uma porcentagem maior de acometimentos, e acreditamos que essa grande triagem vai contribuir muito para desafogar os grandes hospitais”, explicou Fraxe.

 

Representando o Ministério da Saúde no encontro, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), Mayra Pinheiro, disse que será discutido um plano de contingenciamento com a prefeitura e o governo do Estado para a adoção de novas estratégias no combate à Covid-19.

 

“O Ministério da Saúde veio com a disponibilidade de permanecer no Estado do Amazonas o tempo que for necessário, para que nós possamos nos somar aos governos do Estado e município, nas ações de enfrentamento à doença e resolução dos problemas que afligem o povo amazonense”, disse Pinheiro.

Leia mais

Bandidos roubam carro de MC Poze e devolvem horas depois

Matheus Valadares

Motora bêbado invade T3 e derruba motocicletas em Manaus

Matheus Valadares

União Brasil reage a reportagens sobre PCC e ministro do Turismo decide sair do governo

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!