23 de junho de 2026
CidadeDestaques

Prefeito Renato Junior anuncia nova convocação de mais de 90 profissionais de saúde para reforçar a rede municipal de Manaus

Convocação de 96 profissionais do cadastro reserva reforçará equipes da rede municipal e ampliará a capacidade de atendimento à população.

Foto - João Viana/Semcom

O prefeito de Manaus, Renato Junior, anunciou, nesta segunda-feira (22/6), a convocação de 96 profissionais de saúde do cadastro reserva para reforçar a rede municipal. O prefeito fez o anúncio durante a entrega da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Santos Dumont, no bairro da Paz, zona Centro-Oeste da capital.

Com a medida, a prefeitura busca ampliar e qualificar os serviços das unidades básicas de saúde. Além disso, a gestão municipal pretende fortalecer as equipes que atuam na atenção primária e ampliar a capacidade de atendimento à população.

Fortalecimento da rede de saúde

Segundo o prefeito, a convocação faz parte das ações que a prefeitura desenvolve para fortalecer a rede municipal de saúde. Nesse sentido, a administração municipal busca garantir equipes completas e mais eficiência nos serviços prestados à população.

“Temos mais três unidades novas programadas para entrega. Nas próximas semanas, estaremos chamando mais profissionais do cadastro reserva para fortalecer ainda mais as unidades. Estamos reforçando a rede para garantir dignidade, acolhimento e resultados no atendimento à população. É trabalho sério, é compromisso com as pessoas. Aliás, a Semsa é sensacional”, afirmou Renato Junior.

Medida estratégica para ampliar atendimentos

A gestão municipal considera a convocação uma medida estratégica porque ela acelera a recomposição das equipes. Além disso, a iniciativa assegura a continuidade dos serviços e amplia a capacidade de atendimento sem exigir a realização imediata de um novo concurso.

Com isso, a prefeitura reduz lacunas em áreas essenciais da atenção básica e torna mais ágil a resposta do sistema público de saúde. Ao mesmo tempo, a medida contribui para melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos usuários da rede municipal.

Profissionais reforçarão unidades da rede

A Secretaria Municipal de Saúde distribuirá os profissionais entre unidades já reformadas e estruturas que passam por ampliação dos serviços. Dessa forma, a pasta pretende atender à crescente demanda por serviços de saúde em diferentes regiões da capital.

A convocação inclui assistentes em administração, técnicos de enfermagem, técnicos em patologia clínica, assistentes sociais, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Assim, a rede municipal contará com reforço em áreas consideradas essenciais para a atenção básica.

Capacidade plena nas unidades

O secretário municipal de Saúde, Nagib Salem, destacou a importância da convocação para fortalecer as equipes e ampliar o acesso da população aos serviços.

“Esse chamamento é estratégico para fortalecer as equipes e garantir que as unidades funcionem com capacidade plena, ampliando o acesso da população”, afirmou.

Além disso, Nagib Salem informou que a prefeitura já convocou todos os aprovados dentro do número de vagas previsto no concurso. Com a nova chamada, o total de convocações do cadastro reserva chega a 3.449 profissionais. Dessa maneira, o número supera em 70% as 2.001 vagas originalmente ofertadas.

Ampliação da atenção básica

Por fim, a convocação integra um conjunto de ações que a prefeitura executa para ampliar a atenção básica em Manaus. Com isso, a administração municipal busca melhorar o acesso da população aos serviços de saúde e fortalecer a rede pública da capital.

Leia mais

CDC da Amazônia anuncia contratação do volante Emerson Bombado para a Série B do Amazonense

Central de Jornalismo

Motorista alcoolizado atropela e mata idosa no bairro Santo Agostinho

Matheus Valadares

Câmera de segurança registra colisão entre motocicletas em Tapauá

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais