O prefeito de Manaus, Renato Junior, anunciou, nesta segunda-feira (22/6), a convocação de 96 profissionais de saúde do cadastro reserva para reforçar a rede municipal. O prefeito fez o anúncio durante a entrega da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Santos Dumont, no bairro da Paz, zona Centro-Oeste da capital.
Com a medida, a prefeitura busca ampliar e qualificar os serviços das unidades básicas de saúde. Além disso, a gestão municipal pretende fortalecer as equipes que atuam na atenção primária e ampliar a capacidade de atendimento à população.
Fortalecimento da rede de saúde
Segundo o prefeito, a convocação faz parte das ações que a prefeitura desenvolve para fortalecer a rede municipal de saúde. Nesse sentido, a administração municipal busca garantir equipes completas e mais eficiência nos serviços prestados à população.
“Temos mais três unidades novas programadas para entrega. Nas próximas semanas, estaremos chamando mais profissionais do cadastro reserva para fortalecer ainda mais as unidades. Estamos reforçando a rede para garantir dignidade, acolhimento e resultados no atendimento à população. É trabalho sério, é compromisso com as pessoas. Aliás, a Semsa é sensacional”, afirmou Renato Junior.
Medida estratégica para ampliar atendimentos
A gestão municipal considera a convocação uma medida estratégica porque ela acelera a recomposição das equipes. Além disso, a iniciativa assegura a continuidade dos serviços e amplia a capacidade de atendimento sem exigir a realização imediata de um novo concurso.
Com isso, a prefeitura reduz lacunas em áreas essenciais da atenção básica e torna mais ágil a resposta do sistema público de saúde. Ao mesmo tempo, a medida contribui para melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos usuários da rede municipal.
Profissionais reforçarão unidades da rede
A Secretaria Municipal de Saúde distribuirá os profissionais entre unidades já reformadas e estruturas que passam por ampliação dos serviços. Dessa forma, a pasta pretende atender à crescente demanda por serviços de saúde em diferentes regiões da capital.
A convocação inclui assistentes em administração, técnicos de enfermagem, técnicos em patologia clínica, assistentes sociais, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Assim, a rede municipal contará com reforço em áreas consideradas essenciais para a atenção básica.
Capacidade plena nas unidades
O secretário municipal de Saúde, Nagib Salem, destacou a importância da convocação para fortalecer as equipes e ampliar o acesso da população aos serviços.
“Esse chamamento é estratégico para fortalecer as equipes e garantir que as unidades funcionem com capacidade plena, ampliando o acesso da população”, afirmou.
Além disso, Nagib Salem informou que a prefeitura já convocou todos os aprovados dentro do número de vagas previsto no concurso. Com a nova chamada, o total de convocações do cadastro reserva chega a 3.449 profissionais. Dessa maneira, o número supera em 70% as 2.001 vagas originalmente ofertadas.
Ampliação da atenção básica
Por fim, a convocação integra um conjunto de ações que a prefeitura executa para ampliar a atenção básica em Manaus. Com isso, a administração municipal busca melhorar o acesso da população aos serviços de saúde e fortalecer a rede pública da capital.
