28.2 C
Manaus
22 de junho de 2026
CidadeDestaques

Prefeito Renato Junior entrega a USF Santos Dumont e amplia atendimento de saúde para 25 mil pessoas na zona Centro-Oeste de Manaus

Unidade de Saúde da Família revitalizada passa a atender cerca de 25 mil moradores com estrutura moderna e serviços ampliados.

Prefeito de Manaus, Renato Junior, acompanhado de secretários municipais e comunidade, durante descerramento da placa de entrega da USF Santos Dumont

O prefeito de Manaus, Renato Junior, entregou nesta segunda-feira, 22/6, a Unidade de Saúde da Família (USF) Santos Dumont, no bairro da Paz, zona Centro-Oeste da capital, após uma ampla reforma realizada pela prefeitura. Com isso, a unidade, gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), passa a ser referência para cerca de 25 mil moradores da região, com oferta completa de serviços de Atenção Primária à Saúde.

Ampliação da capacidade de atendimento

Com capacidade para realizar até 15,7 mil procedimentos por mês, a USF oferece consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, vacinação, exames laboratoriais, testes rápidos, acompanhamento pré-natal, controle de doenças crônicas e dispensação de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, durante a entrega, o prefeito Renato Junior destacou os investimentos da gestão municipal na reestruturação da rede de saúde. Ao mesmo tempo, reforçou o compromisso de garantir unidades mais modernas, acolhedoras e eficientes para a população e para os profissionais da área.

“Estou muito feliz neste dia, com mais essa entrega. Esta é a 115ª unidade revitalizada pela nossa gestão, tudo novo, equipamentos novos, estrutura nova”, afirmou.

Chamamento de novos profissionais

Durante a cerimônia, o chefe do Executivo municipal também anunciou o chamamento de profissionais de saúde aprovados no cadastro reserva para reforçar a rede municipal de saúde. Dessa forma, a medida integra o planejamento de ampliação e entrega de cinco novas unidades.

“Vou fazer um anúncio aqui, estarei chamando novos profissionais do cadastro reserva para fortalecer ainda mais o atendimento e garantir a qualidade do serviço que a população merece”, completou Renato Junior.

Além disso, o secretário municipal de Saúde, Nagib Salem, destacou que a nova estrutura vai beneficiar aproximadamente 25 mil moradores dos bairros da Paz e Santos Dumont. Assim, a unidade fortalece a atenção básica e amplia o acesso aos serviços de saúde na zona Oeste.

“Essa unidade passou por uma grande reestruturação e agora está preparada para oferecer um atendimento mais humanizado e resolutivo, garantindo que a população se sinta acolhida e bem atendida”, enfatizou Nagib.

Atendimento mantido durante a reforma

Por sua vez, a gestora da USF Santos Dumont, enfermeira Elenilda Maria, emocionou-se com a entrega da unidade totalmente revitalizada e pontuou que o espaço representa a realização de um sonho construído com dedicação da equipe de saúde. Além disso, ela ressaltou que, durante os dois anos de reforma, o atendimento à população não foi interrompido.

“Com essa nova casa, a gente vai renovar muitas coisas. É a realização de um sonho. Mesmo durante o período de reforma, não deixamos a comunidade desassistida, seguimos levando atendimento e cuidado às famílias”, disse Elenilda.

Enquanto isso, as equipes realizaram atendimentos domiciliares e visitas comunitárias, com apoio dos agentes comunitários de saúde. Dessa maneira, foi possível garantir acompanhamento contínuo às famílias da região, incluindo a comunidade indígena próxima à unidade.

Comunidade aprova revitalização da unidade

Nesse contexto, a moradora da comunidade indígena Cléia Vieira da Costa, de 51 anos, ressaltou a importância do atendimento próximo à população e o acolhimento das equipes de saúde.

“Para nós, indígenas, é muito difícil conseguir atendimento. Aqui facilita muito a nossa vida. Somos bem recebidos e tratados com respeito”, disse.

Além disso, o idoso Jair Caleiro Santos, de 70 anos, também elogiou os serviços oferecidos na unidade.

“Eu costumo vir aqui para consultas e exames e sou sempre muito bem atendido, com sorrisos nos atendentes. Só tenho a agradecer”, comentou.

Da mesma forma, o morador do bairro da Paz, Luiz Carlos de Magalhães, falou sobre a importância da revitalização da unidade e os avanços na estrutura de saúde da região.

“Quem viu essa unidade surgir sabe o quanto essa entrega é importante. O bairro hoje é valorizado com duas unidades de saúde para atender a população”, afirmou.

Além disso, representando o sentimento da comunidade, a estudante indígena do povo sateré-mawé, Yara da Costa, de 11 anos, destacou a emoção com a entrega da nova unidade de saúde e a importância do espaço para as famílias da região. Ainda, ela entregou ao prefeito Renato Junior um artesanato indígena tradicional, peça simbólica de sua cultura, geralmente oferecida a lideranças, com significado de força, gratidão, proteção e afastamento do “mau-olhado”.

“É um sentimento muito grande e feliz. Agora temos uma UBS que vai fazer parte do nosso dia a dia, com profissionais que cuidam da gente com carinho”, concluiu Yara.

Fortalecimento da rede municipal de saúde

Por fim, com a entrega da USF Santos Dumont, a Prefeitura de Manaus chega a 115 unidades de saúde construídas, reformadas ou revitalizadas nos últimos cinco anos. Com isso, a gestão municipal fortalece o acesso da população aos serviços de saúde em todas as zonas da cidade. Consequentemente, amplia a capacidade de atendimento e reforça a rede pública de saúde da capital.

Leia mais

Messi marca duas vezes, bate recorde e se torna maior artilheiro da história das Copas do Mundo

Matheus Valadares

Alegoria do Boi Caprichoso desaba durante traslado para o Bumbódromo em Parintins

Matheus Valadares

Roberto Cidade destaca apreensão de 2,5 toneladas de drogas durante operação em Coari

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais