27.3 C
Manaus
13 de maio de 2024
Cidade

Prefeito retorna ao Santa Etelvina e vistoria avanços na contenção de erosão

Contenção de erosão e aterro em área do Santa Etelvina Foto: Mário Oliveira - SEMCOM

Homens e máquinas da Prefeitura de Manaus trabalham há uma semana na contenção de uma erosão na rua professor Alcântara, bairro Santa Etelvina, zona Norte, que ameaçava a segurança das famílias. “Posso dizer que o perigo não existe mais”, afirmou o prefeito Arthur Virgílio Neto ao vistoriar neste sábado, 11/1, durante o avanço da obra.

“Um dos nossos trabalhos fundamentais é fazer contenção de erosão e desbarrancamento, preparando a cidade para as chuvas do inverno amazônico”, avaliou o prefeito, acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária e primeira-dama, Elisabeth Valeiko Ribeiro. “Quando assumi a prefeitura, Manaus parecia um navio, tudo alagava. Fomos resolvendo ponto por ponto com implantação de drenagem, asfaltando e fazendo contenção de encostas. O fato é que Manaus se tornou, e o próprio Banco Mundial reconhece, uma cidade resiliente”, completou.

No local, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realiza o aterro para se igualar com o nível da rua. Em seguida, será realizada a implantação da rede de drenagem profunda com aproximadamente 380 metros. Os trabalhos na área devem durar quatro meses. Além disso, oito ruas do entorno recebem ações de tapa-buracos e outras três já receberam recapeamento completo do programa “Requalifica”.

“Fico feliz em ver que a prefeitura está fazendo o trabalho que tem que ser feito”, disse a aluna Heloisa Bernardo de Moura, 10, ao acompanhar o prefeito. Ela estuda na Escola Municipal Santa Etelvina e conquistou, recentemente, o segundo lugar na 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, na categoria “Poema”. “É uma opinião e uma cobrança cidadã. Heloisa vai longe”, comentou Arthur Neto.

Ação emergencial

Desde o último domingo, 5/1, a Prefeitura de Manaus realiza obras emergenciais para contenção dessa erosão. O local foi vistoriado pela Secretaria Executiva de Defesa Civil, duas casas foram retiradas por ameaça de desabamento e outras duas foram identificadas para remoção. Essas famílias já foram encaminhadas para o aluguel social e, segundo o prefeito Arthur Neto, está em estudo a possibilidade de destinação de habitações da prefeitura como moradia a essas famílias.

Leia mais

Cemitérios municipais recebem mais de 450 mil pessoas no Dia das Mães

Matheus Valadares

Ação da prefeitura para mães atendeu mais de 500 pessoas no Shopping Phelippe Doau

Central de Jornalismo 2

IMAGENS FORTES: Vigilante morre após desviar de buraco e atingir carreta na Av. dos Oitis

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais