O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), se tornou um dos alvos de uma operação da Polícia Federal, executada na manhã desta quinta-feira, 10. A ação investiga suspeitas de desvio de verbas públicas destinadas à saúde.
De acordo com a PF, a apuração teve início em 2022. Surgiram indícios de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) para administrar serviços de saúde na cidade. Durante o inquérito, foram detectados depósitos em dinheiro, quitação de boletos e transações imobiliárias. Esses sinais indicam lavagem de dinheiro.
No total, a operação cumpre 28 mandados de busca e apreensão em várias cidades, incluindo Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Votorantim. Além disso, a Justiça ordenou o sequestro de bens e valores, totalizando R$ 20 milhões. A Organização Social sob investigação está proibida de firmar contratos com o poder público. Até o momento, as autoridades confiscaram seu dinheiro, veículos de luxo e armamentos.
Ainda segundo a PF, os implicados podem ser responsabilizados por crimes como corrupção passiva, corrupção ativa, ocultação de bens, peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.
Rodrigo Manga: O Prefeito Influencer
Rodrigo Maganhato, ou Rodrigo Manga, é natural de Sorocaba e se formou em Marketing pela Faculdade Uirapuru em 2009. Ele ganhou notoriedade por seus vídeos virais, acumulando mais de 1 milhão de seguidores. Suas táticas de marketing asseguraram visibilidade e engajamento.
Com um estilo descontraído e antenado nas tendências, Manga aborda Sorocaba de maneira cativante. Ele se tornou um fenômeno nas redes sociais, gerando piadas e memes sobre a cidade.
Antes de ingressar na política, Rodrigo trabalhou no setor automotivo. Em 2012, aos 32 anos, ele se tornou vereador pela primeira vez, recebendo 4.778 votos. Em 2016, foi reeleito com 11.471 votos, a maior votação da história de Sorocaba até aquele momento. Entre 2017 e 2018, presidiu a Câmara Municipal.
Em 2020, Rodrigo Manga foi escolhido prefeito de Sorocaba com 153.228 votos. Além de sua trajetória política, ele compartilha sua experiência como dependente químico no livro “Governe sua Vida e Transforme o Mundo”, escrito por Eduardo Bortolossi e lançado em 2023.
No livro, ele narra seu envolvimento com drogas e o processo de recuperação. “Comecei experimentando maconha, depois fui para a cocaína e terminei no crack. Foi quando cheguei a gastar todo o valor da venda dos carros que ganhava em drogas…”, afirma em um trecho. Ele reconhece que esse período impactou negativamente sua vida e a de sua família.
Atualmente, Rodrigo Manga utiliza sua história para motivar outros. Ele acredita que a reabilitação é possível. “Quero mostrar que é viável vencer. Quando você usa sua força, longe dos vícios, para fazer o bem, consegue alcançar patamares que nem imaginava”, declara.