25.3 C
Manaus
17 de maio de 2024
CidadeDestaques

Prefeitura abre o ‘Outubro Rosa’ e o ‘Outubro Verde’ destacando combate ao câncer feminino e à sífilis

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade e fortalecer as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e do câncer do colo do útero, e também a prevenção e o controle da sífilis, a Prefeitura de Manaus abriu, oficialmente, o “Outubro Rosa” e o “Outubro Verde”, nesta segunda-feira, 9/10, na Unidade de Saúde da Família (USF), Nilton Lins, localizada no bairro Flores, na zona Centro-Sul da capital.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, que abriu as campanhas, destacou que o “Outubro Rosa” é um movimento mundial que tem o objetivo de estimular o autocuidado e o envolvimento da sociedade com a saúde da mulher, e explicou que o “Outubro Verde” contempla ações na Rede de Atenção Primária para chamar a atenção sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis, doença infecciosa milenar, que desafia a saúde pública em todo o mundo.

“Essas campanhas são muito importantes para levar informação à população e intensificar a assistência à mulher, um trabalho que realizamos rotineiramente em nossas unidades, mas ganha reforço em outubro. A Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa, tem feito investimentos para ampliar a capacidade instalada da atenção primária e, assim, aprimorar cada vez mais a oferta dos nossos serviços para que as mulheres tenham qualidade de vida”, assinalou.

A programação do “Outubro Rosa” contempla ações de educação em saúde destacando os fatores que predispõem as mulheres ao câncer de mama,  e oferta de serviços como exames clínicos das mamas e solicitações para a realização de mamografia.

As formas de prevenção do câncer do colo do útero, por meio da vacina contra o HPV em meninas e meninos de 9 a 14 anos de idade, importância do exame Papanicolau, que permite a identificação de lesões precursoras do câncer, oportunizando que o tratamento seja realizado aumentando as taxas de cura, também são enfatizados no “Outubro Rosa” em Manaus.

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, enfermeira Lúcia Freitas, observou que a campanha na capital prevê ações articuladas e descentralizadas.

Ao avaliar os avanços na Saúde da Mulher, Lúcia Freitas destacou as três Unidades Móveis de Saúde da Mulher, em funcionamento desde o mês de julho, e as USFs de horário diferenciado, com atendimentos que variam das 7h às 19h e das 7h às 21h.

“As Unidades Móveis de Saúde, por exemplo, percorrem comunidades e bairros de vazios assistenciais e permitem que aquela mulher que tem dificuldade para se deslocar, que está cuidando do filho pequeno e tem outros problemas, possa ser atendida. A mesma oportunidade é oferecida àquelas que trabalham. Elas podem fazer seu preventivo e outros exames no horário da noite e aos sábados até meio-dia. É um trabalho de inclusão, que permite que elas se cuidem”, acentuou.

Programação

Desde o último sábado, 7/10, a Semsa vem promovendo o Dia D do “Outubro Rosa” em seus Distritos de Saúde e também nas estruturas móveis de saúde da mulher. O Disa Leste foi o primeiro a ofertar uma programação especial com realização de exames clínicos de mamas, solicitação para mamografia, exame citopatológico e ações de orientação em saúde enfocando, por exemplo, o papel do estresse como fator de risco para a doença e a importância de incorporar as atividades físicas e de uma alimentação balanceada na rotina.

As unidades dos Disas Oeste e Sul e Norte serão as próximas a desenvolver uma programação especial para a população feminina aos sábados.

“Outubro Verde”

Realizada anualmente desde 2016, a campanha “Outubro Verde” tem a finalidade de conscientizar a sociedade sobre a gravidade da sífilis na saúde de homens e mulheres e, em particular, sobre o impacto da sífilis congênita, quando a mãe passa a doença para o feto ou para o recém-nascido. O diagnóstico, seguido do tratamento de modo a prevenir que a doença seja transmitida ao bebê durante a gestação, é uma das estratégias da campanha.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (Dvae), Marinélia Ferreira, destacou a importância das ações integradas para impedir que a doença infectocontagiosa comprometa o desenvolvimento das crianças.

“Nós tivemos este ano em torno de 205 casos de sífilis congênita, uma doença que compromete o desenvolvimento da criança e isso pode ser evitado se a mulher, durante o pré-natal, fizer os exames e realizar o tratamento  adequadamente. Nossas unidades de saúde ofertam testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatites virais. Ao fazer o teste, cujo resultado sai em torno de 30 minutos, ela vai poder iniciar seu tratamento dentro da própria unidade”, salientou.

As ações do “Outubro Verde”, além da divulgação e oferta de testes rápidos para ISTs, vai ser embasada também em orientações sobre o acompanhamento no pré-natal, formas de prevenção, sintomas da doença e importância do uso do preservativo nas relações sexuais.

Leia mais

Delegado Pablo lança pré-candidatura a vereador em Manaus e afirma: “faltam políticos de direita”

Matheus Valadares

Ecomusic – Festival da Canção premiará R$ 7000 para composições inéditas

Matheus Valadares

Instituto Ana Maria Bento, no Conjunto Viver Melhor, oferece reforço escolar com super desconto

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais