26.3 C
Manaus
16 de maio de 2024
CidadeDestaques

Prefeitura apresenta estrutura de planejamento urbano aos promotores do MP-AM

Foto: Divulgação

Os promotores de Justiça Lauro Tavares da Silva e Paulo Stélio Sabba Guimarães, do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), conheceram in loco um pouco do funcionamento do sistema e estrutura do planejamento urbanístico da Prefeitura de Manaus, durante visita institucional ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), realizada, nesta terça-feira, 1º/8, na sede do órgão, na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste.

Eles foram recebidos pelo diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente, pelo vice-presidente Claudemir Andrade, e pelo chefe da Procuradoria Jurídica, Saulo Frota, que após reunião sobre temas institucionais, realizaram uma visita a dezenas de setores técnicos, de operações e de fiscalização.

Para Lauro Tavares, titular da 62ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), a visita teve como ponto focal a futura revisão do Plano Diretor de Manaus, que acontecerá em 2024, e o conhecimento da estrutura do órgão, para ter uma visão de funcionamento cotidiano, quando se trata da ordem urbanística de uma cidade com mais de 2 milhões de habitantes.

“Podemos ter a visão no dia a dia, de como se operacionaliza o Implurb e como se pode contribuir com essa atuação, que a gente sabe que é imensa, que tem um alcance social muito grande”, comentou o promotor.

Quanto à revisão do Plano Diretor, Lauro Tavares lembrou que os desafios urbanísticos são imensos e o Ministério Público tem um papel muito importante nessa atuação, no sentido de que a legislação esteja sempre em avanço, sem retroagir. “É necessário saber o que a Prefeitura de Manaus, a partir do Implurb, está fazendo no sentido de planejar a renovação do Plano Diretor, principalmente nas áreas ambiental, de mobilidade urbana e urbanística. E se deve planejar uma estrutura que se adequa não apenas às necessidades de hoje, mas que pense em uma cidade daqui a dez anos, 15, 20 anos”, completou.

Titular da 63ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), Paulo Stélio lembrou a importância da revisão do Plano Diretor e também do alinhamento de pensamentos institucionais em relação a melhorias para a capital. “É importante que conheçamos a realidade do Implurb, para que possamos formar uma parceria visando o bem-estar de nossa cidade, ou seja, queremos somar forças para dar à sociedade o que ela espera de nós”, afirmou.

O diretor-presidente Carlos Valente lembrou que a visita institucional serviu para apresentar um pouco do cotidiano da autarquia e de tratar de pautas do dia a dia do órgão e do sistema de planejamento e licenciamento urbano de Manaus.

“Mostramos a eles nossa estrutura e o quadro funcional para que tenham ciência do tamanho das demandas, atendimentos e processos de licenciamento.  Também estreitamos algumas possibilidades, no sentido de terem acesso aos sistemas do instituto de forma on-line, para que se tenha maior agilidade dentro do tema controle externo da sociedade”, comentou Valente.

O compromisso com a transparência, a informação e o uso adequado de recursos públicos no desenvolvimento urbano são determinações da gestão do prefeito David Almeida, frisou o diretor, acrescentando que o órgão não mede esforços para agilizar todas as questões pertinentes à competência do MP.

Leia mais

Delegado Pablo lança pré-candidatura a vereador em Manaus e afirma: “faltam políticos de direita”

Matheus Valadares

Ecomusic – Festival da Canção premiará R$ 7000 para composições inéditas

Matheus Valadares

Instituto Ana Maria Bento, no Conjunto Viver Melhor, oferece reforço escolar com super desconto

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais