28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
CidadeDestaques

Prefeitura apresenta Plano de Ações Integradas para ordenamento do Boi Manaus 2023

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), apresentou o Plano de Ações Integradas (PAI), para os dois dias do “Boi Manaus 2023”, às equipes da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Em reunião, na terça-feira, 28/11, o gerente de Projetos do CCC, Mário Henrique, apresentou o novo plano ao titular da Seagi, coronel Almir Cavalcante, e demais representantes das pastas envolvidas na realização da tradicional festa bovina da capital, que ocorre nos dias 1º e 2 de dezembro, no centro de convenções Professor Gilberto Mestrinho, o sambódromo.

O PAI reúne diversas secretarias das esferas municipal e estadual e desempenha o papel estratégico de integração dessas pastas, a fim de fortalecer políticas públicas conjuntas, orientar e acompanhar os trabalhos de planejamento durante o evento.

O plano estabelece, portanto, que o CCC desempenhará a estruturação e ativação da base do Colegiado Municipal no sambódromo, que será o ponto de encontro para reuniões setoriais durante o evento, além de realizar o monitoramento por imagens no perímetro externo do centro de convenções.

O intuito, conforme Mário Henrique, é que todas as secretarias tenham a oportunidade de se comunicar, compartilhar informações e contribuir para alcançar objetivos em suas ações durante o “Boi Manaus 2023”.

“É um mecanismo que facilita o alinhamento e cooperação entre os entes envolvidos. Temos a premissa de que a organização aliada à comunicação funcional torna o evento mais seguro e confortável para os brincantes”, explica.

Para Mário Henrique, ao compartilhar o PAI com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), órgão vinculado à Seagi, e demais autoridades, se registra o compromisso da cooperação entre diferentes entidades governamentais.

“Durante as reuniões do Colegiado Municipal, trazemos todas as pastas envolvidas na operação para o cenário de planejamento, onde apoiamos suas ações e cooperamos na gestão de possíveis acontecimentos, para que tudo flua da melhor maneira”, pontuou.


”Em nome da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), expresso nosso profundo agradecimento ao CCC pelo apoio estratégico e dedicado na elaboração de mais um Plano de Ações Integradas direcionado para o planejamento do ‘Boi Manaus 2023’. Essa parceria é essencial para a eficiência do evento, proporcionando uma experiência segura e memorável para todos os participantes”, expressou o diretor de Grandes Eventos da Manauscult, Reginei Rodrigues.

O secretário da Seagi, coronel Almir Cavalcante, ressaltou o reconhecimento público do empenho do CCC e da Manauscult na organização do “Boi Manaus”.

“A eficiência e colaboração dessas entidades na promoção de um evento seguro e bem-sucedido traduz a parceria que existe na Prefeitura de Manaus, através do CCC e da Manauscult, que demonstram o comprometimento com a excelência na realização de festividades que celebram a cultura local, consolidando Manaus como um polo de eventos culturalmente ricos e seguros. Por isso, acreditamos e somamos junto com eles”, afirmou.

Participação infantojuvenil

Durante a reunião, o Juizado da Infância e Juventude Infracional, do Tribunal de Justiça do Amazonas (JiJi/TJAM), por meio da portaria nº 002/2023-GJ/JiJi, expedida pelo juiz Titular da Infância e da Juventude Infracional, Eliezer Fernandes Júnior, regulamentou controle disciplinado da entrada, permanência e participação de crianças e adolescentes nas festividades do “Boi Manaus 2023”.

Fica definido que a idade mínima permitida para participação no evento, acompanhado dos pais, é entre 12 e 15 anos. A portaria também regula criteriosamente a entrada desse público em outros eventos noturnos, como os festejos carnavalescos, o “Bar do Boi” e o “Carnaboi”.

O magistrado ainda enfatizou que a portaria considera de responsabilidade de todos a prevenção de violações ou ameaças aos direitos de crianças e adolescentes e que esse cuidado se torna especialmente relevante em eventos de geradores de grande público.

Leia mais

Mulher de 36 anos é morta a tiros em Manaus; marido é principal suspeito

Marcilon Souza

Oportunidade: Sine Manaus divulga 320 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22)

Marcilon Souza

Rússia ataca Ucrânia com míssil intercontinental criado para guerra nuclear

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais