25.3 C
Manaus
3 de abril de 2025
CidadeDestaques

Prefeitura atua com demolição administrativa em início de ocupação em Área de Preservação Permanente no Tarumã

Ação preventiva contra construção irregular

Na manhã desta sexta-feira (28/3), a Prefeitura de Manaus executou uma demolição administrativa em uma construção irregular localizada em uma Área de Preservação Permanente (APP) no Tarumã. A ação, de caráter preventivo, teve como objetivo impedir maiores danos ambientais, já que a obra era ilegal e impossível de regularizar.

Ocupação persistente apesar de alertas

Apesar de terem sido alertados sobre a proibição, moradores insistiram na ocupação. Como resultado, eles expandiram a construção para uma grande área próxima ao lago, o que obrigou a prefeitura a intervir.

APPs são áreas intocáveis

Vale destacar que APPs não permitem construções, pois sua função principal é preservar o meio ambiente. Além disso, a área deve manter sua vegetação natural ou, se necessário, receber novas árvores.

Multas e consequências legais

De acordo com Ronivaldo Abucater, da SemmasClima, os infratores violaram o Código Ambiental de Manaus. Consequentemente, estão sujeitos a multas que variam de 501 a 100 mil UFMs.

Impacto ambiental evitado

Durante a operação, foram destruídas 65 estruturas de madeira e alvenaria. Isso porque construções no local poluiriam a lagoa, afetando diretamente peixes e animais, como garças.

Obra estava em fase inicial

Segundo Antônio Peixoto, do Implurb, a obra ainda estava em fase inicial. No entanto, mesmo após orientações, o proprietário continuou a construção. Por isso, a demolição foi necessária para evitar a consolidação da ocupação ilegal.

Regularização impossível, mesmo em terrenos particulares

Peixoto ressaltou que, mesmo em terrenos particulares dentro de APPs, construções são proibidas. A única ação permitida é o plantio de árvores. Dessa forma, a prefeitura agiu para cumprir a lei e evitar omissão.

Operação contou com múltiplos órgãos

A ação integrada envolveu Semulsp, Semacc, Semseg, IMMU, Guarda Municipal e Romu, além da Amazonas Energia.

Orientações para construções legais

Por fim, Maria Aparecida Froz, do Implurb, reforçou: antes de qualquer construção, é essencial regularizar a obra junto à prefeitura.

Base legal para a demolição

A demolição seguiu o Código de Obras de Manaus (Lei 003/2014), que autoriza a derrubada de construções ilegais ou perigosas.

Leia mais

Apagão afeta Manaus e interior do Amazonas na noite desta quarta-feira, 3

Matheus Valadares

Estudante é atropelada na faixa de pedestres no bairro Colônia Terra Nova

Matheus Valadares

Ministro Moraes arquiva pedido de prisão preventiva contra Bolsonaro

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

<p>Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!</p>