32.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
CidadeDestaques

Prefeitura de Manaus comprova eficiência das ecobarreiras durante chuvas intensas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), reforça a eficácia das ecobarreiras no enfrentamento do inverno amazônico. Esse período traz chuvas intensas e um grande volume de resíduos que os cursos d’água carregam.

Segundo o titular da Semulsp, Sabá Reis, as ecobarreiras são essenciais para conter o lixo descartado irregularmente. Dessa forma, elas impedem que os resíduos cheguem aos rios e, consequentemente, ajudam a preservar o meio ambiente.

“Essas barreiras fazem um trabalho silencioso, mas de grande impacto. Com a determinação do prefeito David Almeida, conseguimos proteger melhor os igarapés e, assim, minimizar os impactos das fortes chuvas”, destacou o secretário.

O trabalho da Prefeitura já apresenta resultados expressivos. Por exemplo, nos três primeiros meses de 2025, as equipes recolheram 2.810 toneladas de resíduos nos igarapés. Desse total, cerca de 900 toneladas vieram apenas das ecobarreiras instaladas.

Além disso, a remoção contínua desses materiais evita alagamentos e reforça a importância da conscientização sobre o descarte correto do lixo.

Ademais, dados meteorológicos mostram que o inverno amazônico de 2025 registra chuvas acima da média histórica. Isso, por sua vez, exige maior atenção na manutenção das ecobarreiras. Portanto, as equipes da Semulsp monitoram constantemente e realizam limpezas periódicas para garantir sua eficiência e a fluidez dos igarapés.

Dessa maneira, a Prefeitura reafirma o compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Afinal, a colaboração dos cidadãos também determina o sucesso das ecobarreiras. Por isso, evitar o descarte irregular de lixo é essencial para manter a cidade limpa e protegida dos impactos das chuvas.

 

Leia mais

Operação da Polícia Civil recupera em Coari e Manacapuru 32 motos roubadas

Matheus Valadares

Amiga de produtor que estava no avião com Marília Mendonça expõe dona Ruth

Matheus Valadares

Corpo é encontrado em área vermelha da comunidade Valparaíso

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!