A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta terça-feira (11/3), a segunda reunião com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O objetivo foi discutir melhorias no fluxo de veículos no Distrito Industrial. O encontro contou, ainda, com representantes do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e dos portos Chibatão e Super Terminais.
Durante a reunião, IMMU e Suframa firmaram uma parceria para ceder uma área no Distrito Industrial. Dessa forma, o espaço servirá como parqueamento para veículos de grande porte apreendidos em fiscalizações. Essa medida visa otimizar as operações e, consequentemente, garantir maior fluidez ao tráfego.
Além disso, as empresas Chibatão e Super Terminais aderiram à iniciativa. Para contribuir com as ações, elas disponibilizarão dois cavalos mecânicos para auxiliar na remoção dos veículos, o que facilitará as fiscalizações.
Outra ação acordada foi a intensificação do Programa Condutor Consciente. Esse projeto do IMMU tem o propósito de sensibilizar condutores profissionais e não profissionais. Assim, promove a atualização sobre a legislação de trânsito e contribui para um tráfego mais seguro e organizado.
Por outro lado, a engenharia de trânsito do IMMU realizará um estudo técnico sobre a trafegabilidade e a sinalização no porto Chibatão. Ao mesmo tempo, as empresas portuárias se comprometeram a intensificar a fiscalização dentro dos pátios. Enquanto isso, o IMMU reforçará as ações nos horários de pico, reduzindo acidentes e melhorando a mobilidade.
O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, destacou os avanços conquistados na reunião.
“Foi um encontro produtivo, com encaminhamentos importantes para melhorar o fluxo e o transporte de carretas no Distrito Industrial e em toda Manaus”, afirmou.
Essas ações são fundamentais para garantir a fluidez no Distrito Industrial, que tem um papel estratégico na economia de Manaus. No ano passado, o setor movimentou cerca de 829 mil contêineres. Para este ano, a expectativa é atingir 1 milhão. Afinal, a indústria responde por grande parte da receita municipal.
Por fim, para dar continuidade às ações, o IMMU participará da Reunião Ordinária de Diretoria do Cieam em 26 de março. O objetivo é fortalecer o compromisso com a mobilidade urbana e a segurança viária na capital amazonense.