8 de setembro de 2025
CidadeDestaques

Prefeitura de Manaus e Suframa firmam parceria para otimizar fluxo de veículos no Distrito Industrial

Foto - Karol Silva / IMMU

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta terça-feira (11/3), a segunda reunião com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O objetivo foi discutir melhorias no fluxo de veículos no Distrito Industrial. O encontro contou, ainda, com representantes do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e dos portos Chibatão e Super Terminais.

Durante a reunião, IMMU e Suframa firmaram uma parceria para ceder uma área no Distrito Industrial. Dessa forma, o espaço servirá como parqueamento para veículos de grande porte apreendidos em fiscalizações. Essa medida visa otimizar as operações e, consequentemente, garantir maior fluidez ao tráfego.

Além disso, as empresas Chibatão e Super Terminais aderiram à iniciativa. Para contribuir com as ações, elas disponibilizarão dois cavalos mecânicos para auxiliar na remoção dos veículos, o que facilitará as fiscalizações.

Outra ação acordada foi a intensificação do Programa Condutor Consciente. Esse projeto do IMMU tem o propósito de sensibilizar condutores profissionais e não profissionais. Assim, promove a atualização sobre a legislação de trânsito e contribui para um tráfego mais seguro e organizado.

Por outro lado, a engenharia de trânsito do IMMU realizará um estudo técnico sobre a trafegabilidade e a sinalização no porto Chibatão. Ao mesmo tempo, as empresas portuárias se comprometeram a intensificar a fiscalização dentro dos pátios. Enquanto isso, o IMMU reforçará as ações nos horários de pico, reduzindo acidentes e melhorando a mobilidade.

O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, destacou os avanços conquistados na reunião.

“Foi um encontro produtivo, com encaminhamentos importantes para melhorar o fluxo e o transporte de carretas no Distrito Industrial e em toda Manaus”, afirmou.

Essas ações são fundamentais para garantir a fluidez no Distrito Industrial, que tem um papel estratégico na economia de Manaus. No ano passado, o setor movimentou cerca de 829 mil contêineres. Para este ano, a expectativa é atingir 1 milhão. Afinal, a indústria responde por grande parte da receita municipal.

Por fim, para dar continuidade às ações, o IMMU participará da Reunião Ordinária de Diretoria do Cieam em 26 de março. O objetivo é fortalecer o compromisso com a mobilidade urbana e a segurança viária na capital amazonense.

Leia mais

Moto é encontrada dentro de igarapé com celular preso ao guidão na Cidade Nova

Matheus Valadares

Operário e Amazon City lideram grupos após sétima rodada do Barezinho Sub-10

Matheus Valadares

Bandido invade residência e rouba carro de família no bairro Japiim

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!