25.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024
CidadeDestaques

Prefeitura de Manaus e TJAM lançam sistema de acompanhamento do cumprimento de serviços comunitários em unidades de saúde

Foto: Antônio Pereira / Semcom

Com a finalidade de otimizar o controle e oferecer maior transparência no acompanhamento de pessoas que farão o cumprimento de penas alternativas em unidades da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) lançaram, na manhã desta terça-feira, 5/11, o Sistema de Controle e Acompanhamento do Público em Cumprimento de Serviços Comunitários do Juízo. O lançamento ocorreu no auditório da Coordenadoria Psicossocial Judiciária, no prédio do Fórum Henoch Reis, na zona Sul da capital.

O sistema foi desenvolvido em parceria pelos dois órgãos e começa a operar de imediato, permitindo, entre outras possibilidades, a verificação da oferta de vagas para o cumprimento de penas, assim como o acompanhamento da frequência dos que prestarão serviços comunitários em unidades da Semsa, conforme demandas da Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas (Vemepa).

O desenvolvimento da plataforma digital, de acordo com a titular da Semsa, Shádia Fraxe, é mais um passo nas ações desenvolvidas no contexto do acordo de cooperação técnica, celebrado pela Secretaria e pelo TJAM em 2023. “É uma honra participarmos desse processo e termos agora essa ferramenta de monitoramento que vem contribuir para o fortalecimento desse acordo”, disse.

O juiz de Direito Roger Luiz Paz de Almeida, titular da Vemepa, destacou a importância da parceria para a execução das penas alternativas e ressaltou que, ao abrir espaço em sua rede para o cumprimento de serviços comunitários, a Secretaria de Saúde do município dá sua parcela de contribuição para o sistema judiciário.

“O que nós estamos fazendo aqui é de fundamental importância. No Brasil se critica muito que não se acompanha a questão do cumprimento das penas. Então, o trabalho que a Vemepa e a Semsa estão desenvolvendo é fundamental”, pontuou o juiz.

O Sistema de Controle e Acompanhamento do Público em Cumprimento de Serviços Comunitários do Juízo foi apresentado a gestores, assessores e servidores dos órgãos envolvidos pelo servidor da Semsa, William Terra, responsável pelo desenvolvimento da plataforma. Ele exibiu as funcionalidades do sistema e as formas de cadastro e acesso às informações, que incluem fluxos de encaminhamento, formulário de frequência, planilhas de acompanhamento e contato dos responsáveis.

Parceria

O acordo de Cooperação Técnica entre o TJ-AM, por meio da Vemepa, e Semsa viabiliza que pessoas sentenciadas a medidas e penas alternativas, como prestação de serviços à comunidade, realizem atividades de apoio em unidades de saúde ou programas de assistência pública.

De acordo com a secretária Shádia Fraxe, o acordo estabelece como um de seus principais objetivos a ressocialização efetiva e construtiva do cidadão, com benefícios para toda a sociedade. Uma delas é o alívio do sistema prisional, uma vez que as penas alternativas permitem que o cumprimento da pena ocorra de modo mais produtivo e com maiores chances de aquisição de novas habilidades e valores, o que contribui para a reintegração social.

“Ao mesmo tempo, estamos fortalecendo a rede de saúde com o auxílio de quem cumpre a pena em tarefas não especializadas, mas fundamentais, como suporte administrativo, limpeza e atendimento básico”, cita a secretária.

Leia mais

Polícia procura por homem suspeito de ameaçar e divulgar imagens íntimas da ex-namorada no AM

Marcilon Souza

Criminoso encapuzado rouba dois estudantes na Zona Norte de Manaus

Marcilon Souza

Motorista de APP fica ferido após acidente em avenida de Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais