25.3 C
Manaus
3 de abril de 2025
CidadeDestaques

Prefeitura de Manaus esclarece notificação sobre residência construída em área verde, no bairro Cidade Nova

Entenda os fatos sobre a interdição numa propriedade construída em área verde

FOTO/DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Manaus esclareceu a situação envolvendo a notificação em uma residência no bairro Cidade Nova, na zona Norte. A ação foi necessária devido à construção irregular em área verde. Por isso, a saída imediata do local e a demolição do imóvel são imprescindíveis.

Recentemente, a área passou por um estudo de georreferenciamento, conforme decisão judicial. Construções em áreas verdes contribuem para a perda da camada vegetal e a formação de erosão. Assim, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (SemmasClima) é responsável por manter estas áreas, seguindo o Código Municipal de Meio Ambiente.

Obras de contenção em andamento

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informa que uma emenda parlamentar do Senador Eduardo Braga está em processo de aprovação na Caixa Econômica Federal. Essa emenda destina recursos para o início das obras de contenção na área. Enquanto isso, os estudos hidrográficos indicaram a necessidade de desviar a rede de drenagem para minimizar os impactos. As obras têm previsão de início na próxima semana.

 Acompanhamento da guarda municipal

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) esclarece que a Guarda Municipal atuou apenas para garantir a segurança dos fiscais da SemmasClima durante a ação. A solicitação de apoio ocorreu devido a relatos de moradores sobre o uso do espaço por usuários de drogas e suspeitos de roubos à noite. Duas viaturas da Guarda Municipal acompanharam a equipe de fiscalização para proteger tanto os servidores quanto a comunidade.

Esclarecimento sobre notificação

Em nota, a prefeitura também esclareceu que não houve coação ou entrega de notificação ao proprietário do local. No momento da ação, o proprietário não estava presente e as imagens do local confirmam que nenhuma notificação foi dada no dia 28 de fevereiro. O auto de notificação foi formalizado somente no dia 6 de março, dias após a presença da Guarda Municipal.

Por fim, a Prefeitura de Manaus reafirmou seu compromisso com a legalidade e o respeito à população.

“Repudiamos qualquer tentativa de distorção dos fatos e estamos comprometidos com o combate à desinformação.”, finalizou.

 

 

 

Leia mais

Apagão afeta Manaus e interior do Amazonas na noite desta quarta-feira, 3

Matheus Valadares

Estudante é atropelada na faixa de pedestres no bairro Colônia Terra Nova

Matheus Valadares

Ministro Moraes arquiva pedido de prisão preventiva contra Bolsonaro

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

<p>Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!</p>